Núcleo de Pesquisa e Ensino Científicos
A S.O.S.Vida está comprometida com a inovação científica e o aprimoramento contínuo de profissionais da área de saúde.
Desde 2012, a S.O.S. Vida é acreditada pela Joint Commission International (JCI) – a mais rigorosa instituição certificadora na área da saúde em todo o mundo.
A acreditação confirma o alto nível de qualidade e segurança na assistência prestada aos pacientes e a maturidade em processos de melhoria contínua. O que pressupõe investimento em ensino e pesquisa, conduzidos na empresa pelo NUPEC – Núcleo de Ensino e Pesquisa.
Por que pesquisar home care?
É uma área de pesquisa onde ainda há muito o que se investigar. Apesar de ser um modelo de assistência já bastante consolidado, há poucos estudos no segmento.
O home care já demonstrava uma tendência de incremento diante de razões conhecidas como necessidade de desospitalização e maior longevidade da população. Mas após dois anos de pandemia, que trouxeram mudanças aceleradas no modo de levar cuidado aos pacientes, em especial em suas casas, o serviço de home care ganhou muita atenção. Por isso, demanda mais estudos e pesquisas que contribuam para sua evolução.
Objetivo
Fomentar atividades de pesquisa, produção científica e ensino com a finalidade de compartilhar conhecimentos que contribuam para aprimorar ações de gestão em saúde e desenvolvimento social.
Linhas de Pesquisa
Assistência Clínica: abrange estudos direcionados ao cuidado técnico e à relação estabelecida entre a equipe profissional e o paciente e/ou familiar assistido.
- Gestão de Cuidados: destina-se a estudos voltados para práticas e atuações no cuidado direto aos pacientes internados na S.O.S. Vida.
- Inovação e Qualidade: destina-se aos projetos/estudos desenvolvidos na empresa que possam causar um impacto significativo e criar vantagens competitivas de médio e longo prazo.
- Gestão Organizacional: Linha de pesquisa que envolve os processos de planejamento, organização, direção e controle dos recursos humanos, físicos/materiais e financeiro, de acordo com o planejamento estratégico da empresa.
Principais áreas de interesse para parcerias com IES
- Incorporação da tecnologia na prestação do serviço do home care
- Personalização do acompanhamento do paciente em home care
- Sistema de registro eletrônico e suas interfaces
- Integração e aproximação das famílias e com o serviço da S.O.S Vida
- Suprimentos e logística no cenário de home care
- Contexto da desospitalização: possibilidades e desafios
- Satisfação do usuário na prestação do serviço de home care Plataformas digitais de monitoramento dos riscos clínicos e transferência hospitalar.
Como participar
Para apresentar seu projeto você deverá enviar os documentos abaixo listados, que se encontram no site da S.O.S. Vida e enviá-los para nupec@sosvida.com.br. Se tiver alguma dúvida sobre a elaboração do protocolo, envie um e-mail para o NUPEC.
*Os projetos que tenham seres humanos como objeto de investigação, direta ou indiretamente, deverão atender às recomendações da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.
Produções
Os profissionais da S.O.S.Vida estão em constante interlocução com o mercado e com a academia para aprimorar práticas e procedimentos.
Para compartilhar esse conhecimento, além de pesquisas científicas, palestras e entrevistas para a imprensa, os profissionais contribuem com a inovação em saúde publicando os produtos dos estudos científicos.
Acesse o site da empresa e conheça alguns trabalhos gerados a partir dessas pesquisas:
Dúvidas e solicitações do protocolo devem ser encaminhadas para o e-mail
Ensino
A S.O.S. Vida possui dois programas na área de ensino: o Programa de Estágio Curricular Supervisionado e o Programa de Estágio em Residência Médica.
O Programa de Estágio Curricular Supervisionado tem como objetivos:
- Proporcionar vivência e análise de situações reais de ensino–aprendizagem no serviço de atenção domiciliar;
- Propiciar ao estudante vivenciar e buscar soluções para situações-problema no contexto prático, a partir de sua base de conhecimentos teóricos, considerando criticamente os aspectos científicos, éticos, sociais, econômicos e políticos que envolvem a prática.
O Programa de Estágio em Residência Médica tem como objetivos:
- Desenvolver entre os residentes médicos competências clínicas relacionadas a cuidados domiciliares;
- Sensibilizar para o entendimento da mudança paradigmática dos cuidados e a importância do domicílio como ambiente de cuidados, na prevenção e promoção da saúde.
Os Estágiários são acompanhados pelos Supervisores de Estágios nas atividades propostas das práticas, assim como as visitas aos pacientes em atendimento domiciliar. O convênio é mantido com a Instituição de Ensino Superior, por meio de acordos e propostas relacionadas ao processo ensino-aprendizado e a capacidade da empresa.