fbpx Covid-19 – Uma visão da Equipe Multidisciplinar | Encosad | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
24 JUL 2020

 “Principais medidas preventivas, assistenciais, paliativas e de reabilitação para paciente com Covid-19 – Uma visão da Equipe Multidisciplinar” foi o tema do Webinar promovido pelo Encosad no dia 09 de julho.

O encontro foi mediado pelo Dr. Rui Miranda Filho, diretor presidente da Pedilar, e contou com a participação da Dra. Ana Rosa Humia, coordenadora do programa de Cuidados Paliativos da S.O.S. Vida; Laerte Honorato, fisioterapeuta e gerente regional da Resmed; Ligia Koga, enfermeira do Centro de Reabilitação Albert Einstein; e Maria Patarello, fisioterapeuta na Fenafisio.

Os especialistas puderam descrever as experiências vivenciadas por eles, nas suas respectivas empresas, nas etapas preventiva, assistencial, paliativas e de reabilitação, bem como medidas e protocolos estabelecidos para dar continuidade as atividades.

Assista ao Webinar : Covid-19 – Uma visão da Equipe Multidisciplinar

AÇÕES PREVENTIVAS NA ATENÇÃO DOMICILIAR

Dra. Ana Rosa pode comentar sobre as ações desenvolvidas pela S.O.S. Vida, voltadas à manutenção das atividades da empresa no contexto da pandemia, como a criação do comitê de crise, responsável por deliberar as medidas que seriam tomadas ao longo desse momento, e que foram descritas no plano de contingência.

“O plano de contingência estabeleceu ações preventivas, assistenciais, de reabilitação e paliativas. Esse plano abrangeu não só os pacientes, mas também a equipe: equipe profissional administrativa, equipe profissional da área de saúde, os visitadores, cooperados e terceirizados”, explicou a médica.

Dada a quebra da cadeia de fornecimento de materiais e insumos provocada pela pandemia, foi necessário garantir junto aos fornecedores o suprimento desses produtos, essenciais para a prestação da assistência aos pacientes.

“O setor de Suprimentos e Logística trabalhou com os fornecedores, para garantir que tivéssemos materiais, principalmente EPIs, e insumos para atender esses pacientes”, explicou a Dra. Ana Rosa, ainda falando sobre ações preventivas adotadas pela S.O.S. Vida.

AJUSTES NA ASSISTÊNCIA

Do ponto de vista assistencial, a S.O.S. Vida ampliou o uso do telemonitoramento e estabeleceu fluxos de atendimento, monitoramento e isolamento para pacientes contactantes e pacientes de casos suspeitos ou confirmados. Além disso, criou-se um programa de aconselhamento psicológico, voltado para pacientes e familiares infectados pelo novo coronavírus.

A partir da decretação da pandemia, a capacidade da rede hospitalar de prestar assistência médica às pessoas infectadas pela Covid-19 tornou-se uma preocupação. Nesse cenário, a atuação do setor de home care tem-se provado imprescindível no processo de desospitalização segura de pacientes, o que permite a disponibilização de leitos que podem ser destinados a pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Esse entendimento foi destacado também pelo gerente regional da Resmed, Laerte Honorato. Ele exaltou a atuação dos profissionais do home care das redes pública e privada, que mostrou a capacidade do setor de contribuir efetivamente com a rede de saúde.

Os convidados abordaram também a questão das sequelas a longo prazo nos pacientes acometidos com a Covid-19 que precisaram ser internados. Ainda não se sabe quais serão elas, há mais incertezas do que que certezas, segundo Lígia Koga, enfermeira do Albert Einstein. Sabe-se, contudo, que grande parte desses pacientes necessitarão de reabilitação, seja pela ação direta do vírus ou pelo longo período de internação.

A discussão contribuiu como o entendimento de que uma equipe multidisciplinar pode oferecer um cuidado integral para o paciente, ao valer-se da expertise de cada área para a elaboração de um plano de cuidados específico e adequado para cada situação, além de possibilitar uma melhor gestão da saúde.

SOBRE O ENCOSAD

O Enconsad (Encontro Nacional de Serviços de Atenção Domiciliar) busca promover discussões atuais sobre a evolução dos modelos de saúde, destacando a atuação da Atenção Domiciliar para a integração e a própria sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro

Em meio a pandemia, o Encosad tem promovido debates online para compartilhar as experiências das instituições de saúde de todo o Brasil no enfrentamento da Covid-19.  Os vídeos podem ser acompanhados no canal do Youtube do Encosad.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA