Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
30 JUN 2020

A pandemia do novo coronavírus vem mudando não só as relações pessoais, mas também a interação no ambiente das empresas em tempos de distanciamento social.

A S.O.S. Vida, que já possuía uma plataforma EAD (Ensino a Distância), se adaptou rapidamente as restrições presentes no cenário atual e passou adotar treinamentos online para seus colaboradores.

Conforme explica Sônia Cotrim, gerente de Gestão de Pessoas, a ideia da transformação digital já estava presente na empresa antes da pandemia, e agora, o trabalho foi intensificado, com a realização de capacitações online.

“Temos alcançado uma escala maior de público e engajamento. Os treinamentos EAD oferecem mais flexibilidade de horários para participar, sendo acessível até mesmo no celular”, destaca a gestora.

Sessões Online na S.O.S. Vida

Sônia lembra que antes dos treinamentos, se necessário, os participantes são orientados sobre como usar a ferramenta e depois da apresentação do conteúdo, todos podem fazer perguntas e tirar dúvidas.

“Além dos treinamentos técnicos, lançamos um projeto chamado de Sessões Online, realizando palestras com temas que contribuam para que nossos colaboradores possam lidar com os efeitos da pandemia da melhor forma possível. Abordamos temas como saúde mental, alimentação e hábitos saudáveis, além de conteúdos voltados diretamente a aspectos médicos da Covid-19.  Todas as sessões foram realizadas por especialistas da nossa equipe, com muito cuidado para transmitir as informações de forma acessível”, explica Sônia Cotrim.

Sônia lembra que essa ação exige criatividade e flexibilidade do facilitador, que tem o desafio de manter a atenção do público a distância. A quantidade varia de acordo com o tipo de treinamento, oscilando entre 20 e 80 pessoas. 

No futuro, Sônia acredita que a tendência é que haja uma ampliação desse tipo de capacitação na S.O.S. Vida. “A transformação digital já está prevista no planejamento estratégico da empresa e os treinamentos online vieram para reforçar essa tendência”, diz Sônia, lembrando que atualmente todas as reuniões da empresa também estão sendo feitas de forma virtual.

Capacitação sem fronteiras

Para a supervisora de fisioterapia da S.O.S. Vida, Andréa Couto, facilitadora de alguns cursos, o treinamento online é uma metodologia que veio para ficar e tem ajudado a capacitar não só colaboradores de Salvador, mas também de outros estados. “É uma ferramenta muito boa e promissora”.

O último treinamento que ministrou foi sobre sistema fechado de aspiração, usado em todos os pacientes com Covid-19 em ventilação mecânica. Voltado para fisioterapeutas, técnicos de enfermagem da S.O.S. Vida e enfermeiros, o curso teve a participação de cerca de 60 profissionais, que interagiram bastante, mandando perguntas pelo chat que existe na plataforma.

Andréa prevê um curso a cada 15 dias. O próximo deve ser sobre ventilação mecânica.

Elogios à iniciativa

Os participantes também elogiam a iniciativa, como é o caso da recepcionista da matriz da S.O.S. Vida, Paula Dalete Guimarães, que já assistiu a duas palestras online. Ela conta que gostou muito da explanação da psicóloga Cláudia Cruz sobre os efeitos da pandemia no âmbito da saúde mental.

A pandemia trouxe situações difíceis de lidar, nos sentimos a todo momento em estado de alerta, com preocupações constantes, medos e indefinições sobre o futuro”, destaca Paula, acrescentando que a palestra da psicóloga trouxe orientações importantes para enfrentar esse momento de distanciamento social.

Outra palestra que a recepcionista assistiu foi da médica infectologista Monique Lírio, que tratou da Covid-19, métodos e formas de prevenção. “Durante as lives é dada a oportunidade de participar e fazer perguntas, o que nos permite interagir”, finalizou.

Webinar discute a Integração do Cuidado

Outra iniciativa online da S.O.S. Vida foi a realização de um webinar para discutir a importância da integração entre o hospital e o home care.

O evento contou com as participações do hepatologista Raymundo Paraná, superintendente médico do Hospital Aliança, e Mateus Assis, coordenador médico da S.O.S. Vida (SE).

O debate foi moderado por Fernanda Gama, gerente de relacionamento com o mercado da S.O.S. Vida (BA), foi realizado no dia 17/06 e transmitido ao vivo para Youtube e Facebook da empresa e contou com a participação do público que enviou perguntas através do chat.

Assista ao vídeo completo do debate.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA