fbpx Higiene do sono e produtividade | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
30 DEZ 2020

Distanciamento social, home office, suspensão de aulas, restrição de lazer, são algumas das alterações impostas na nossa rotina por conta da pandemia de Covid-19.  Essas mudanças, não planejadas, acarretam diversos impactos em nossa vida.

A qualidade do sono é um desses aspectos que estão sendo afetados, trazendo influências negativas para o nosso bem-estar.  Distúrbios do sono são um importante alerta para verificarmos como estamos cuidando de nossa saúde mental.

A jornalista Carmen Vasconcelos, do jornal Correio, conversou com Sônia Cotrim, psicóloga e gerente de gestão de pessoas da S.O.S. Vida, sobre a relação da qualidade do sono e a produtividade.

Leia a matéria completa: SAIBA COMO RECUPERAR O SONO E A PRODUTIVIDADE
Higiene do sono e produtividade

Sono produtivo

A psicóloga destaca que pessoas que dormem mal também podem ter dificuldade de manter a atenção, de absorver de novos conteúdos, prejudicando até mesmo os processos criativos. Pessoas que dormem mal também podem ter dificuldade de manter a atenção, aprender, prejudicando os processos criativos.

“Portanto, uma boa noite de sono é essencial para o desempenho laborativo, além de fundamental para garantir aspectos como concentração, desgaste, alívio de estresse e até mesmo a imunidade”, completa.

Impactos de noites mal dormidas

O organismo realiza as principais funções restauradoras durante o sono, como crescimento muscular, síntese de proteínas e reparo de tecidos. Uma noite bem dormida proporciona diversos benefícios à saúde física e mental, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico, para liberação da produção de alguns hormônios e para consolidação da memória.

O indivíduo pode sofrer vários impactos se tiver problemas com o sono. Em relação a saúde física estudos apontam aumento de peso, aumento do risco de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes e problemas cardiovasculares.

“No aspecto psicológico, a falta de sono pode afetar o humor, causar estresse, dificuldade de concentração e fadiga. O sono também pode interferir nos relacionamentos interpessoais já que a irritabilidade e indisposição podem afetar essa interação social. Além disso, a privação do sono pode estar relacionada a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade”, alerta Sônia Cotrim.

Insônia é um sinal de alerta?

A insônia pode ser causada por uma disfunção psíquica ou fisiológica, gerando a incapacidade de iniciar ou manter o sono. Hábitos inadequados podem influenciar nesse processo, afetando a saúde física e emocional, o que pode agravar a dificuldade de dormir. O problema pode ser passageiro ou crônico.

“É necessário buscar auxílio de um especialista quando a falta de sono é mais recorrente, afetando a qualidade de vida da pessoa, a produtividade e/ ou quando traz transtornos nos relacionamentos sociais ou laborais”, explica a psicóloga.

Sono e produtividade

Adotando uma higiene do sono

A higiene do sono organização, ou mudança, de hábitos e rotinas para promover uma melhor qualidade do nosso sono.

“Ter uma noite tranquila não depende apenas do momento que nos deitamos na cama. Nossa rotina diária, alimentação e ambiente onde vivemos também pode afetar esse processo, dificultando que nosso cérebro desligue para que tenhamos um sono reparador e agradável.

Desta forma, é preciso promover mudanças para recondicionar nosso cérebro e dormir bem”, recomenda Sônia Cotrim.

Algumas dicas importantes para uma boa higiene do sono

– Manter uma rotina organizada com horários para as diversas atividades (acordar, comer, trabalhar e dormir), o que ajuda nosso organismo a entender cada momento do dia.

– Evite o consumo de alimentos estimulantes, como café, refrigerantes e chocolate, ou de difícil digestão, principalmente durante a noite.

– Não é recomendável passar o dia na cama. Esse espaço deve ser reservado para dormir, assim o cérebro entende que quando estamos na cama estamos nos preparando para relaxar e adormecer. Portanto, não é adequado comer, trabalhar e até mesmo assistir televisão na cama.

– Praticar exercícios físicos ajuda a ter um sono mais tranquilo, por conta da produção de endorfina que proporciona a sensação de bem-estar. No entanto, quem tem dificuldade de dormir deve evitar atividades intensas à noite.

– Tomar sol também é benéfica, já que a luz solar regula variadas funções do organismo, inclusive, o sono.

– Mantenha o ambiente do quarto limpo, arejado e confortável.

– Crie rituais de relaxamento, como tomar um banho morno, ler um livro ou ouvir uma música suave.

– Evite o uso de tecnologia durante a noite, já que estudos apontam que a luz azul emitida pelas telas de celulares e computadores prejudicam a liberação de hormônios relacionados ao sono. Deixar as notificações e a luz do celular desligada, desconectando o cérebro da obrigação de responder imediatamente.

Leia também: Impactos da pandemia à saúde mental do trabalhador 
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA