fbpx Aumenta demanda por home care no tratamento de pacientes pós-Covid | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
27 ABR 2021

Cresceu em 35% a procura por atenção domiciliar durante a pandemia, impulsionada pelos tratamentos de reabilitação dos pacientes que enfrentaram quadros graves causados pelo novo coronavírus.

Após passar 55 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital em Aracaju, sendo 14 deles entubado, o professor universitário Gilberto José Costa-Silva, de 67 anos, voltou para casa, mas longe ainda de sentir que havia vencido a Covid-19.

Com dificuldades para se expressar pela fala, se alimentando por sonda e com 20 quilos a menos, Gilberto não tinha forças para sair da cama. Hoje, após cerca de 40 dias recebendo tratamento multidisciplinar através do home care da S.O.S. Vida, o professor já consegue comer normalmente, falar e ficar em pé.

“Receber o tratamento em casa é um conforto e fico muito feliz de termos essa possibilidade aqui em Aracaju. Seria muito mais preocupante e desgastante estar em uma unidade hospitalar ou precisando fazer deslocamentos para receber o tratamento. Com o trabalho feito em home care, tudo em casa é adaptado e o dia a dia fica mais fácil enquanto me recupero”, pontua o paciente.

Fonoaudiologia no Home Care
Paciente Gilberto realizando ingesta via oral e ausculta cervical com fonoaudióloga Hayane Santos

Ele é uma de muitas pessoas que encontraram na atenção domiciliar uma forma de recuperar sua melhor forma após a Covid-19. É fato que, em muitos casos, a doença pode ter sintomas leves ou ser assintomática, mas, quando há o agravamento do quadro, as sequelas podem ser difíceis de enfrentar.

Esses pacientes podem precisar de suporte para uso de oxigênio e medicação endovenosa ou para tratamentos de reabilitação, como fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição.

É muito comum que eles tenham lesões nas pregas vocais devido a intubação e dificuldade na deglutição. Muitos voltam para casa se alimentando por sonda e precisam de um tratamento conjunto, multidisciplinar para recuperar a qualidade vocal e capacidade de se alimentar exclusivamente por via oral. Nesse sentido, entra o trabalho da fonoaudiologia em conjunto com a fisioterapia, no caso de Seu Gilberto, devido à fraqueza muscular global.

O home care, além de ser um conforto para o paciente, integra-se ao seu dia a dia em casa. Ele estar com a família, acaba sendo positivo, visto que todos se envolvem no processo de recuperação”, explica Hayane Santos Nascimento, fonoaudióloga da S.O.S. Vida de Aracaju.

Novo cenário e crescimento do Home Care

A pandemia mudou o cenário da atenção domiciliar no Brasil. Prova disso é que houve um aumento de 35% no número de pacientes atendidos por home care no país, diante da sobrecarga da rede hospitalar com a intensificação de casos da Covid-19. 

De acordo com o Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), houve um boom de pacientes egressos de hospitais em março de 2020, o que volta a ocorrer esse ano com maior intensidade. Neste cenário, os serviços de Atenção Domiciliar passaram a atuar em outras frentes, contribuindo para desafogar o sistema de saúde que se encontra com carência de leitos e risco de contaminação por coronavírus.

Não são apenas os pacientes em reabilitação de pós-Covid, no entanto, que engrossam o volume de casos que foram encaminhados para o home care nesse último ano. De acordo com a médica Marta Simone Sousa, gerente da S.O.S. Vida de Aracaju, também há um movimento grande de pacientes não-Covid e que possuem outras enfermidades, como câncer, doenças neurológicas e degenerativas.

“Antes essas pessoas poderiam ter o tratamento todo concluído no hospital, mas com a falta de leito e risco de contaminação pelo coronavírus, elas estão sendo desospitalizadas com maior precocidade para terminar a assistência em casa”, pontua.

Além da desospitalização, as empresas de home care também estão atuando no atendimento de quem nem chegou a ser internado.

“Temos alguns casos, onde o médico que acompanha o paciente ambulatorialmente ou no domicílio, identifica a possibilidade de iniciar o tratamento em home care e nos aciona para iniciarmos a assistência, evitando que ele seja exposto ao ambiente de uma unidade hospitalar”, acrescenta a médica.

Otimizando processos na assistência domiciliar

Para atender essa demanda crescente, a S.O.S. Vida otimizou seus processos, criou protocolos, intensificou treinamentos, adquiriu novos equipamentos e mobiliário. Outra ação que se fez necessária foi a de otimizar a disponibilidade de coletas laboratoriais para diagnósticos.

“Foram medidas importantes para dar o suporte para avaliação inicial do paciente, dando sequência ao atendimento com agilidade e segurança, para o paciente, seus familiares e também para nossa equipe”, explica a médica Marta Simone Sousa.

Dra. Marta Simone Sousa

Também foi criado um comitê de crise, que semanalmente se reúne para traçar estratégias para garantir a assistência e insumos para atender essa nova demanda.

Para o paciente Gilberto, o tratamento tem sido fundamental para recuperar sua plena forma e poder deixar para trás os dias de dificuldades vividos durante seu tratamento hospitalar.

“A equipe da S.O.S. Vida é muito capacitada e tem um preparo incrível. Eles adaptam o tratamento às possibilidades e à realidade do paciente, e estou muito feliz com o que já foi conquistado”, comemora.

Cartilha: Cuidados na Reabilitação Domiciliar Pós-Covid-19

O processo de reabilitação dos casos pós-covid-19, na maioria dos casos, demanda uma assistência que envolve cuidados integrados de diversas especialidades.

Nesta cartilha, abordamos temas ligados a fisioterapia, fonoaudiologia, cuidados com a pele, nutrição e saúde mental, reunindo algumas dicas, cuidados e exercícios que são recomendados por nossa equipe multidisciplinar e contribuirão para uma melhor recuperação nessa fase.

Cartilha Reabilitação Pós Covid

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 820
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA