fbpx Paciente com ELA é levado de ambulância para a praia | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
04 FEV 2021

Acamado há dois anos e com dificuldade de locomoção, Nelson Matos, 64, se emocionou ao tomar banho de mar novamente durante passeio organizado pela equipe de Cuidados Paliativos da S.O.S. Vida (SE).

Ir à praia é o desejo de muitas pessoas desde que a pandemia começou, mas esse sonho é ainda mais especial para Nelson Matos, 64 anos, que está acamado há dois anos com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que limita sua locomoção e comunicação.

Apesar das dificuldades, nesta terça-feira, 2, Nelson voltou a sentir o prazer de tomar um banho de mar. O passeio foi organizado pela geriatra Luana Brandão, da S.O.S. Vida, empresa de home care, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e aliviar o sofrimento do paciente.

“Ele estava muito triste, então questionei se tinha algo que ele gostaria de fazer e ele deixou claro que queria ir a orla. Começamos a construir essa possibilidade com o apoio da família e foi muito gratificante e um momento de inclusão da família”, conta a geriatra.

 

Paciente com ELA é levado de ambulância para a praia 1

Marcado por emoção, a ida à praia foi acompanhada pela esposa Marlete, filhas Fernanda, Keyte e Hérica, neto Kevin e irmã Eliana.

“Minha família sempre foi muito ligada à praia e quando surgiu a ideia de levá-lo, ficamos muito felizes porque ele estava desejando muito. Foi um dia inesquecível e especial”, conta Fernanda.  

De acordo com ela, apesar do pai ter dificuldade para falar, era possível perceber a felicidade em seu rosto.

“A fisionomia dele mudou, demonstrando que estava alegre. Quando voltamos para casa, ele estava mais calmo e dormiu bem”, relata.

O passeio foi acompanhado pela geriatra Luana Brandão, que é responsável pelo tratamento de Nelson, e pela equipe de Cuidados Paliativos da S.O.S. Vida, incluindo assistente social e enfermeira.

O transporte até a praia do Sarney, em Aracaju, foi realizado na ambulância da empresa de Home Care com o suporte necessário para garantir a segurança dele.

“Esses momentos são importantes para pacientes em fase avançada da doença. Eles precisam se sentir bem, ter qualidade de vida. E proporcionar isso é relevante para evolução da doença, para o bem-estar emocional que acaba acarretando no bem-estar físico dele. Faz parte da nossa assistência o principalmente quando fala de paciente em Cuidado Paliativos, explica Luana Brandão.

Paciente com ELA é levado de ambulância para a praia 2

Já o acesso ao mar foi realizado na cadeira anfíbio, cedida pelo projeto Estrela do Mar, instalado no restaurante Solarium. A iniciativa fornece aulas de bodyboarding para pessoas com necessidades especiais, além de dispor da cadeira para quem tem dificuldade de locomoção.

TV ATALAIA

O passeio de Nelson foi mostrado no programa Balanço Geral, da TV Atalaia (SE). Confira a matéria completa.

A ABORDAGEM DE CUIDADOS PALIATIVOS

Cuidados Paliativos é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento.

“O foco do tratamento passa a ser o doente e não mais sua doença.  A preocupação é controlar os sintomas que possam causar desconforto no paciente como náusea, vômito, dor, fadiga, cansaço, depressão, ansiedade, sonolência, dispneia e mal-estar, proporcionando a ele melhora na qualidade de vida e um processo de terminalidade digno, do ponto de vista físico, emocional, social e espiritual, estendendo ainda o olhar sobre a família e cuidadores”, conforme explica a Dra. Ana Rosa Humia, coordenadora do programa de Cuidados Paliativos da S.O.S. Vida.

“Cuidados Paliativos é uma linha de assistência que proporciona conforto e dignidade em todas as dimensões do sofrimento humano ao indivíduo portador de doença crônica progressiva ou debilitante em fase final de vida”, acrescenta Simara de Jesus.

Entrevista sobre cuidados paliativos

Dra. Ana Rosa lembra que existem pesquisas que mostram que cerca de 70% dos pacientes preferem morrer no seu domicílio.

“Para isso acontecer, muitas vezes é preciso uma estrutura de Home Care, porque são pacientes com doenças graves, que precisam de controle de sintomas”.

“O ambiente domiciliar é salutar para o paciente de fim de vida. É importante para ele estar em ambiente aconchegante, onde ele se reconhece, reconhece o cheiro da comida, os cantos. Ir para casa muitas vezes é o grande desejo daquele paciente e da família, apesar dos receios. Mas para isso é preciso ter todo o apoio de uma equipe multidisciplinar, que possa tratar de suas necessidades físicas, sociais e espirituais”, completa a médica paliativista, Alessandra BArretto.

PROGRAMA DE CUIDADOS PALIATIVOS DA S.O.S. VIDA

Entre os diferenciais do serviço, a Dra. Ana Rosa destaca a assistência personalizada, baseada em protocolos de segurança; o acompanhamento multiprofissional; a participação efetiva da família e cuidadores na assistência ao paciente; um controle rigoroso da dor e demais sintomas e um foco no paciente e não na doença.

“A nossa preocupação é com a qualidade de vida”, ressalta a médica paliativista, que cita uma frase de Lilian Hennemann-Krause: “Ainda que não se possa curar, sempre é possível cuidar”.

O núcleo multiprofissional do programa inclui médicos, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais com formação na área.  Além disso, os serviços de terapias terceirizados e técnicos em enfermagem que acompanham pacientes em cuidados paliativos são treinados pela equipe para que possam prestar um atendimento especializado e personalizado, baseado na humanização e segurança, pilares da S.O.S. Vida.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 820
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA