Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

De acordo com o Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, produzido em 2018 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 30% a 36% dos óbitos determinados por eventos adversos graves podem ser prevenidos. Esse dado chama a atenção para o cuidado que todas as instituições e profissionais de saúde devem ter com o paciente.

Dia mundial da segurança do paciente

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente, momento de reflexão para promover a conscientização sobre o tema com o objetivo em tornar o cuidado de saúde mais seguro.

Boas práticas da qualidade

As empresas de saúde que têm um processo de Acreditação apresentam diversas rotinas para garantir essa segurança e minimizar os erros. É o caso da S.O.S. Vida, Acreditada pela JCI (Joint Commission International) desde 2012 na matriz e em 2018 na filial de Aracaju.

Segundo a coordenadora da Qualidade da S.O.S. Vida, Simara de Jesus, a Acreditação proporcionou um maior envolvimento e engajamento dos colaboradores com a cultura da segurança do paciente. “Todas as não-conformidades encontradas são imediatamente notificadas para o gerenciamento de risco da empresa com o intuito de aprimorar os processos”, destaca a Simara.

Um exemplo citado pela coordenadora de boa prática é a utilização de dois identificadores para cada paciente. “Além do nome, o profissional de saúde da S.O.S. Vida confere, antes de qualquer procedimento, o número do atendimento”, diz Simara, acrescentando que essa medida garante a identificação segura de quem vai ser atendido.

Outra ação importante nesse sentido é o desenvolvimento dado a toda equipe multiprofissional sobre o assunto, tornando os profissionais empoderados para a segurança do paciente. “Essa capacitação é presencial e também por EAD (Educação a Distância)”, lembra a coordenadora, que é enfermeira e ministra cursos internos sobre o tema.

Ela destaca ainda que a S.O.S. Vida cumpre todas as metas internacionais de segurança do paciente. Entre elas está a comunicação efetiva, a segurança dos medicamentos de alta vigilância, a redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde, prevenção de danos decorrentes de quedas e a identificação correta dos pacientes.

A empresa possui, além do gerenciamento de risco (que avalia todos os processos assistenciais e administrativos relativos aos pacientes), comitê de qualidade, Auditoria Domiciliar, Comissão de Revisão de Prontuários, dentre outros. “Esse é o compromisso da S.O.S. Vida em tornar a assistência segura e sem danos ao paciente”.

Segurança do paciente: uma prioridade global de saúde

O tema da campanha de 2019 promovido pela OMS é “Segurança do paciente: uma prioridade global de saúde”. O objetivo é mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde para essa causa. A mobilização envolve tanto os profissionais de saúde quanto os próprios pacientes e tem o apoio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para quem atua na área, a campanha lembra que é preciso envolver os pacientes como parceiros em seus cuidados e também que devem trabalhar juntos em prol da segurança. Destaca ainda que é preciso um desenvolvimento profissional contínuo e que é necessário notificar a Anvisa e investigar os eventos adversos que ocorram no serviço de saúde prestado. A campanha enfatiza também que é preciso aprender com as falhas.

Com relação ao paciente, ele deve se envolver ativamente no seu próprio cuidado e perguntar quando necessário. “Cuidados de saúde seguros começam com uma boa comunicação”, destaca a campanha, que lembra ainda a importância de os pacientes fornecerem informações precisas aos profissionais de saúde sobre o seu próprio histórico de saúde.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA