Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
29 JUL 2015

Mais uma turma de alunos da disciplina “Tópicos teóricos e práticos da Atenção Domiciliar”, do curso de enfermagem da UFBA, está tendo a oportunidade de vivenciar na prática como funciona um sistema de Home Care, graças a um convênio entre a Universidade e a S.O.S. Vida, empresa pioneira em internação domiciliar na Bahia. A mesma atividade já aconteceu no ano passado.

Segundo explica a enfermeira e gerente operacional da S.O.S. Vida, Isabella Napoli, é feita uma escala para que os estudantes possam acompanhar os profissionais durante o atendimento. Isabella informa que a maioria é de Enfermagem, mas existem também alguns alunos de Fonoaudiologia e Serviço Social. São 30 alunos, que começaram os trabalhos no dia 27 de maio, sempre obedecendo os horários de saída da empresa: às 7 horas e às 13 horas.

Para Adriana Reis, estudante do sétimo semestre, que já fez as visitas, a experiência foi muito enriquecedora. “Acompanhei o pessoal da S.O.S. Vida em três residências, na Pituba, Garcia e Federação, e em cada uma delas me deparei com uma situação diferente, o que foi muito bom para meu aprendizado”, disse a jovem que não decidiu ainda se vai se dedicar profissionalmente à Atenção Básica, ao trabalho hospitalar ou ao Home Care.

Segundo ela, essa disciplina é tão importante para o curso que não deveria ser optativa, mas obrigatória. “É uma experiência muito rica e todos que fazem enfermagem deveriam passar por isso”, assegura.

A solicitação para essa atividade partiu das professoras do curso, Larissa Chaves e Rose Ana Rios, que adequaram os horários dos alunos às visitas. A S.O.S. Vida já é parceira da UFBA em outro curso, de pós-graduação, e também apoia essa iniciativa na graduação.

O conteúdo programático do curso envolve: “A atenção domiciliar como estratégia de mudança do modelo de atenção a saúde”; “Fundamentos da atenção domiciliar: usuários, cuidadores formais e informais, família, recursos humanos e materiais”; Internação e assistência domiciliar; e Tópicos pertinentes à atenção domiciliar – critérios de elegibilidade, relação multidisciplinar e legislação”.

Segundo as professora, a atividade prática é consolidada pelas visitas técnicas, que resultam em uma análise crítica da atuação profissional e multiprofissional na atenção domiciliar, discutida pelos estudantes durante a apresentação do caso clínico resultante da visita.

A S.O.S.Vida funciona em Salvador (no bairro de Brotas) e em Aracaju. Desenvolve, na capital baiana, atividades nas áreas de Atenção Domiciliar, Oncologia e possui um Centro de Infusão de Medicamentos Especiais (CIME). É a segunda empresa de Home Care do País e a primeira do Norte/Nordeste a obter o selo de Acreditação Internacional emitido pela JCI (Joint Commission International).

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA