Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
22 AGO 2017

Infectologista da S.O.S. Vida dá dicas de como evitar contaminação

 

Em época de chuva e vento mais frio há uma tendência de as pessoas se manterem em ambientes mais fechados e nessa aproximação a circulação dos vírus fica mais fácil e acomete um maior número de indivíduos, sobretudo crianças, que ainda estão com a imunidade em formação.  O alerta é da médica infectologista da S.O.S. Vida Áurea Paste, lembrando que as viroses podem causar doenças respiratórias, infecções intestinais e de pele, lembrar também da leptospirose nos períodos de chuva.

 

A especialista ressalta que a falta de saneamento também contribui para as infecções. Ela dá como exemplo a ausência de água encanada e tratada, falta de rede de esgoto, coleta de lixo irregular e valetas a céu aberto. “Tudo isso leva ao acúmulo de lixo e à proliferação de microrganismos e roedores. Dessa forma, a possibilidade de infecção em humanos aumenta”.

 

Para prevenir infecções nesse período a médica recomenda manter os ambientes sempre ventilados, limpos, higienizar as mãos com mais frequência, manter alimentação variada e saudável. Além disso, é importante cuidar da limpeza da rua, quintal e de casa e reciclar o lixo.

 

Em relação aos sintomas, a Dra. Áurea Paste informa que para as viroses respiratórias, tipo Influenza, Parainfluenza, Virus Sincicial respiratório, Rinovirus, Adenovirus e Coronavirus, entre outros, os sintomas mais frequentes são espirro, obstrução nasal, coriza, dor de cabeça, mal-estar, tosse, febre, dor de garganta e dores no corpo. Esses sintomas podem ser mais leves ou mais intensos dependendo do vírus e do hospedeiro, isto é, a pessoa que é acometida.

 

Logo após o quadro viral há a possibilidade de haver complicação por infecção bacteriana (otite, sinusite, amigdalite, pneumonia e outras doenças relacionadas). A especialista alerta que deve-se suspeitar da complicação quando se mantém ou aparece a febre e/ou a secreção muda de cor (clara para espessa e amarelo/esverdeada) e/ou mantém o mal estar geral e/ou a dor de cabeça. Ela lembra ainda que a vacina de gripe é muito importante e protege contra alguns subtipos do Vírus Influenza.

 

A médica recomenda um cuidado especial para a leptospirose, doença bacteriana transmitida pela urina do rato e com maior ocorrência nos períodos chuvosos e pela exposição à agua contaminada. A bactéria penetra por pequenas lesões da pele, pés e unhas. A dica é sair de casa com calçado fechado, evitar pisar em poças, assim como o acúmulo de lixo, pois aumenta a população de roedores e facilita o acúmulo de água parada.

 

Outro cuidado especial é com as arboviroes (Dengue, Zika, Chikungunya, Febra Amarela), pois o mosquito transmissor se reproduz em locais com acúmulo de água. Por isso, todo cuidado é pouco com os reservatórios, caixas d’água abertas e lixos que podem acumular água.

 

No caso do Home Care, a médica da S.O.S. Vida alerta que o cuidado em períodos chuvosos deve ser redobrado. “Se alguém doente visita ou cuida do paciente sob assistência domiciliar sem os cuidados necessários, pode levar o agente infeccioso para o paciente”.

 

Por isso Dra. Áurea Paste destaca que é importante estar em dia com as vacinas, buscar uma alimentação saudável e variada (sempre muito líquido, frutas, verduras, raízes e proteínas), fazer atividade física, evitar uso de drogas e dormir bem. “Tudo isso nos deixa com a imunidade mais resistente e nos protege dessas infecções”.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA