Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
15 FEV 2019

A S.O.S. Vida tem como filosofia cuidar de seus pacientes de forma integral, buscando sempre proporcionar a participação destes em atividades normais do dia a dia.

É assim quando leva um paciente para assistir a uma partida de futebol no estádio ou como aconteceu neste sábado, dia 09/02, quando quatro deles tiveram a oportunidade de tomar banho de mar nas águas calmas e quentes da Praia de Boa Viagem em Salvador.

Projeto Para Praia

Equipe multidisciplinar deu suporte à atividade lúdica – Foto: Adelmo Borges

Essa atividade lúdica proporciona integrar os familiares e pacientes, além de oferecer os benefícios do sol e da água salgada para o desenvolvimento motor, intelectual e social.

LEIA TAMBÉM: A VOLTA PARA O ESTÁDIO

Todos se divertiram bastante, acompanhados de familiares e da equipe multiprofissional, presentes ativamente em todo o processo, desde a preparação para entrar na água, até o banho de mar em si. Para preservar a identidade dos pacientes, vamos usar apenas as iniciais de seus nomes.

A ALEGRIA NO ENCONTRO COM O MAR

A mãe de S.S. (9 anos) estava radiante com a alegria da filha ao entrar no mar. Conta que no ano passado participou do projeto em Ondina, também levada pela S.O.S. Vida. Moradora de Simões Filho, a mãe agradece muito à empresa por proporcionar esse momento de lazer para a filha, que ficou tetraplégica após ser vítima de uma bala perdida.

A mãe destaca que quando S.S. chega em casa comenta o tempo todo com os dois irmãos e demais familiares tudo o que viveu na praia. E dessa vez foi ainda mais especial, pois além do banho de mar, ela conheceu outro paciente da S.O.S. Vida, V.B.S, de 6 anos, que também estava no projeto. Compartilharam o início de uma nova amizade, o que comoveu a todos. Após a praia, ela também experimentou o sorvete da Ribeira.

A mãe do garoto também era só alegria, pois era a primeira vez que o filho ia à praia. Muito comunicativo e brincalhão, o paciente V.B.S. cativou a todos e não queria mais sair do mar.

“Ele achou um pouco estranho a água salgada, mas adorou”, disse a mãe, que também agradeceu à S.O.S. Vida pela iniciativa. “Não tenho nem palavras para descrever esse momento”, disse. O paciente tem uma doença rara, chamada síndrome de Ehlers-Danlos, caracterizada por um relaxamento excessivo da musculatura.

Já a paciente N. R., vítima de um AVC, estava acompanhada pela cunhada e da filha durante o banho de mar. A cunhada conta que N.R. adora ir à praia. “Ela gosta muito de passear, sair de casa”, disse.

O paciente C.M.M, 23 anos, estava acompanhado da mãe e de outros familiares. Ela destaca que ele adora ir à praia e foi um dos que permaneceram por mais tempo na água, sempre ajudado por voluntários e familiares. Ele tem uma doença rara, chamada Síndrome de Van Der Knaap, que, entre outros aspectos, compromete a coordenação motora.

“Todo ano é diferente, uma emoção nova, porque cada paciente tem a sua energia, a sua história de vida e demonstra o amor e alegria de forma individualizada”.

Destaca a supervisora de fisioterapia da S.O.S. Vida, Andréa Couto. Ela se emocionou várias vezes ao ver a felicidade dos pacientes entrando no mar na cadeira especial, bem como durante o encontro dos dois pacientes, que trocaram carinhos, informações e iniciaram uma nova amizade.

LEIA TAMBÉM: PROJETO PARA PRAIA – CADA ANO UMA NOVA HISTÓRIA E UMA NOVA EMOÇÃO

DESAFIOS NOS CASOS COMPLEXOS

A médica da S.O.S. Vida, Ana Gabriela, ressalta que um dos objetivos do Home Care é realizar sonhos dos pacientes, na maioria das vezes desejos do dia a dia do ser humano comum, mas difíceis de serem realizados por pacientes em condições tão complexas e especiais. “E quando isso acontece, como hoje, ficamos todos felizes”, destaca a médica, ressaltando que eles têm poucas oportunidades de sair do leito.

Ao final, Andréa Couto destacou: “Daquele dia ficou o frescor do vento no rosto, a beleza dos cabelos emaranhados, os sorrisos misturados com os choros de emoção, a dança das ondas do mar brincando com os pacientes e o calor do sol e dos abraços. Saímos todos, pacientes, familiares e equipe, encantados, agradecidos e prontos para os novos desafios”.

PROJETO PARA PRAIA

O “Para Praia” existe desde 2014 e atende, durante o verão, dezenas de pessoas com algum tipo de problema de mobilidade. A estrutura montada inclui pistas especiais para o acesso dos cadeirantes, tendas de preparação e cadeiras anfíbias, que facilitam o trajeto na areia e flutuam no mar. Muitos voluntários, entre profissionais e estudantes da área de saúde, participam desse trabalho.

LEIA TAMBÉM: EQUIPAMENTOS ESPECIAIS FACILITAM BANHO DE MAR PARA PESSOAS COM DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA