Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
29 JUL 2015

Pink badge on woman chest to support breat cancer cause

O câncer da mama, se descoberto precocemente, tem mais de 90% de chance de cura. Quem garante é a médica oncologista clínica da S.O.S. Vida, Thiara Gusmão de Moura Castro, que também atende no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais de Irmã Dulce. Segundo Thiara, na rede pública é comum chegar mulheres com câncer de mama avançado por falta de esclarecimento sobre exames para detecção da doença em fase inicial.

“A partir dos 40 anos toda mulher precisa fazer a mamografia uma vez por ano”, diz a médica, lembrando que o exame clínico das mamas deve ser feito a partir dos 20 anos. Dra. Thiara ressalta ainda que toda mulher deve consultar um ginecologista anualmente, que geralmente faz o exame das mamas de suas pacientes.

Quando um nódulo é detectado, o médico pede uma biopsia para confirmar ou não o diagnóstico de câncer. Segundo Dra. Thiara, caso seja maligno, o oncologista vai avaliar o estágio da doença. “Há casos em que só a cirurgia é suficiente, mas em outros pode ser necessário complementar o tratamento com radioterapia e/ou quimioterapia”, completa a médica.

Segundo Dra. Thiara, o ideal é realizar o auto-exame uma semana após o fim do período menstrual. Ela ressalta que o auto-exame não substitui o exame clínico feito por um médico nem a mamografia.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que em 2012 devem ocorrer no Brasil 52.680 novos casos, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Isso representa 27,9% de todos os casos de câncer no sexo feminino, exceto o de pele não-melanoma. Na Bahia, a estimativa do Inca para 2012 é de 2.110 casos.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA