Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
05 SET 2018

Profissionais da área de saúde de Aracaju tiveram a oportunidade de participar, na última sexta-feira, 31/08, do I Café Paliativo de Aracaju, uma iniciativa da S.O.S. Vida que reuniu cerca de 80 pessoas no Celi Hotel Aracaju.

De acordo com a médica Marta Simone, gerente da filial da S.O.S. Vida na capital sergipana, a intenção foi aproximar os profissionais que atuam nessa área, levando conhecimento sobre o assunto.

O evento contou com uma palestra da médica Dalva Yukie Matsumoto, coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e diretora do Instituto Paliar. A especialista fez uma abordagem histórica sobre o tema, como surgiu e o conceito da Organização Mundial da Saúde.

A Drª Dalva Matsumoto falou também da importância de uma equipe especializada assumir o processo desde o momento em que o médico identifique que determinado paciente possui uma doença que potencialmente pode levá-lo à morte.

Ressaltou ainda a importância da comunicação com os familiares desde o início, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e o tratamento possa transcorrer da melhor maneira possível.

A médica Marta Simone destaca que a intenção é tornar esse evento periódico, fomentando o conhecimento no Estado. “Não existe um campo homogêneo em cuidados paliativos em Sergipe”, afirma, lembrando que é uma área que exige procedimentos específicos e uma formação especializada.

CUIDADOS PALIATIVOS EM ARACAJU

Além de levar informação, o evento serviu para apresentar a equipe de Cuidados Paliativos da empresa aos profissionais de hospitais que assistiram à palestra. A S.O.S. Vida, dessa forma, é pioneira mais uma vez no setor de Home Care, criando a primeira equipe especializada do Estado nesse segmento, sob a liderança da médica geriatra Luana Brandão.

Segundo informa a coordenadora de relacionamento com o mercado, Silvaneide Ribeiro, quando um paciente em Aracaju possui uma conduta definida de Cuidados Paliativos ele já é atendido pela equipe especializada da S.O.S. Vida.

Além dos profissionais da filial, participaram também do evento o Presidente da empresa, o médico José Espiño; a Coordenadora Médica da Atenção Domiciliar e Coordenadora Geral em Cuidados Paliativos, a médica Ana Rosa; e a Gerente de Gestão de Pessoas da S.O.S. Vida, Sônia Cotrim.

Desde 2016 a S.O.S. Vida é filiada à Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), instituição fundada em 2005 que contribuiu para a regularização profissional do paliativista brasileiro.

Os Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde em 2002, e reiterada em 2014, como uma forma de assistência que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças potencialmente ameaçadoras para a continuidade da vida.

LEIA TAMBÉM: PROGRAMA DE CUIDADOS PALIATIVOS É CERTIFICADO PELA JCI
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA