Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
29 JUN 2017

O setor de saúde no Brasil tem buscado aperfeiçoar seus processos e procedimentos para garantir um atendimento de qualidade. As Acreditações surgem, nesse contexto, como um importante instrumento de garantia de segurança para os usuários.

Na Bahia, as instituições já perceberam isso e atualmente oito hospitais em Salvador possuem a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) e um a JCI – Joint Commission International (veja abaixo a relação completa).

Quem ganha com esse movimento pela qualidade é o usuário do serviço de saúde na Bahia, que tem à disposição instituições com processos clínicos organizados e monitorados, exigências da Acreditação.

ACREDITAÇÃO NO SEGMENTO DE HOME CARE

No segmento de Home Care, a S.O.S. Vida, pioneira em atenção domiciliar na Bahia, foi também a segunda do Brasil a obter a Acreditação da JCI, em 2012.

Três anos depois foi reacreditada e já se prepara para a segunda reacreditação, em 2018. Cinco anos depois de obter o selo, a empresa continua sendo a única do setor Acreditada pela JCI no Norte e Nordeste. No Brasil, além da S.O.S. Vida, apenas outras duas empresas desse segmento possuem o cobiçado selo.

Conforme explica Fernanda Gama, coordenadora da Qualidade da S.O.S. Vida, a JCI é a única entre as instituições acreditadoras que possui um manual próprio para Home Care.

“O método JCI avalia a qualidade e segurança na esfera global, desde os processos clínicos aos não clínicos, com o mesmo grau de exigência. Isso é um diferencial, pois o nosso foco é na gestão empresarial.”

Sobre a reacreditação, ela destaca que ao longo dos últimos anos a S.O.S. Vida foi amadurecendo a cultura da qualidade e hoje ela já está bem presente entre os colaboradores. Fernanda lembra que o foco atual está na excelência operacional, aumento da produtividade e diminuição do retrabalho. “Hoje conseguimos interferir nos processos com maior precisão, dimensionando os impactos das mudanças”, ressalta Fernanda, acrescentando que o objetivo final de todo esse processo de Acreditação é garantir a segurança do paciente, equipe assistencial e clientes em geral.

A S.O.S. Vida também é afiliada da ANAHP (Associação Nacional dos Hospitais Privados). Para se tornar um membro da Associação, o hospital/empresa de Home Care precisa cumprir alguns requisitos, sendo um deles a Acreditação de Excelência.

Segundo Fernanda Gama, esse movimento das instituições de saúde da Bahia (como hospitais e empresas de Home Care) de busca pelos programas de Acreditação agregam valor a cadeia de prestação de serviço, revertendo benefícios a todos envolvidos, principalmente planos de saúde e pacientes que passam a ter mais confiança nos serviços prestados.

INSTITUIÇÕES DE SAÚDE ACREDITADAS NA BAHIA

Hospitais certificados pela ONA

  • Hospital Aliança
  • Hospital da Bahia
  • Hospital Jorge Valente
  • Hospital Português
  • Hospital Santa Izabel
  • Hospital Santo Amaro
  • Hospital São Rafael
  • Hospital do Subúrbio

Hospital certificado pela JCI

  • Hospital Cárdio Pulmonar
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA