fbpx Equipe Multiprofissional é essencial na recuperação pós Covid-19 | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
18 DEZ 2020

Profissionais atuam em conjunto para que vítimas da doença retornem às suas atividades habituais.

O tempo de recuperação dos indivíduos que contraem a COVID-19 e que precisam de atendimento em Home Care varia de acordo com o grau de gravidade de cada caso.

Segundo o coordenador médico da S.O.S. Vida em Aracaju, Dr. Mateus Assis, se for um paciente com outras comorbidades, como cardiopatia, ficou intubado ou em ventilação mecânica e passou muito tempo na UTI, a recuperação será mais lenta, com a necessidade de mobilização de uma equipe multiprofissional. Por outro lado, se for um paciente jovem, com menos de 40 anos, a recuperação geralmente é mais rápida, por ele ter uma condição orgânica mais favorável.

“Temos vários exemplos de pacientes pós-COVID que iniciaram a internação no Home Care com ventilação mecânica ou traqueostomizados que se recuperaram e hoje já retomaram o convívio social”, destaca.

Dr Mateus Assis

EXPERTISE DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

O médico, ainda reforça que o esforço e empenho da equipe multiprofissional para esse resultado. “Cada especialidade vai contribuir com sua expertise para o sucesso do tratamento”, enfatiza.

Com relação aos pacientes que a S.O.S. Vida cuidava antes de pandemia, o médico destaca que a empresa adotou medidas de contingência, como o uso obrigatório de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para todos os colaboradores e o monitoramento a distância para evitar o contágio.

Após os primeiros meses de pandemia a empresa passou a receber diversos pacientes com sequelas da doença. Foi criado então um protocolo para atender esses casos. Como a S.O.S. Vida é Acreditada pela JCI (Joint Commission International) esse processo foi mais rápido e os procedimentos assertivos.

“Recebemos pacientes com ventilação mecânica e traqueostomizados e alguns com dificuldade até de deglutir. Graças ao trabalho de nossa equipe multiprofissional estamos conseguindo que os pacientes voltem ao convívio social”, finalizou o médico.

IDOSOS PRECISAM DE CUIDADOS ESPECIAIS

O médico residente em infectologia Anderson Vinícius, da unidade de Salvador da S.O.S. Vida, ressalta que os pacientes idosos precisam de uma atenção especial, pois os efeitos de uma internação prolongada em UTI, com intubação e uso de ventilador mecânico, nesse público são bem mais intensos do que entre os jovens. Nesses casos, um pneumologista vai indicar o melhor tratamento para a recuperação pulmonar, que geralmente inclui sessões de fisioterapia.

Anderson Vinícius, que já atendeu diversos pacientes vítimas da COVID-19, ressalta que todos que tiveram sequelas ou estão recuperados totalmente ou em curva de melhora. A exceção fica por conta daqueles que tiveram outras complicações decorrentes da doença, como um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nesses casos, a recuperação é mais lenta e vai ser preciso a atuação de uma equipe multiprofissional.

“De uma maneira geral, a principal queixa dos pacientes que contraíram a doença é a fadiga”, diz.

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

O paciente Alan Michael Arimatea Santos, de 40 anos, policial em Aracaju, é um exemplo de superação. Ele teve a forma mais grave da doença, chegou a ficar 20 dias intubado na UTI, e hoje se recupera em casa.

Paciente da S.O.S. Vida, ele ainda tem alguma dificuldade com a voz, mas conta que está ótimo em relação aos primeiros dias após a hospitalização.

“Saí da UTI sem caminhar e sem falar e graças à fisioterapia e fonoaudiologia, eu já falo e consigo caminhar”, ressalta Alan, que elogia os profissionais que o atenderam em casa.

O policial perdeu amigos e colegas de trabalho para doença e hoje agradece a Deus e aos profissionais pela recuperação. “Nasci de novo”, diz ele, que nutre a esperança de ficar 100% recuperado logo.

Reabilitação Pós Covid-19 no Home Care
Leia também: Covid 19 – Reabilitação no Home Care
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA