fbpx Hospital e Home Care: Webinar Integração do Cuidado em tempos de Covid-19 | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
08 JUN 2020

Profissionais de saúde debatem integração entre hospitais e Home Care no combate a Covid-19 em Webinar promovido pela S.O.S. Vida.

A pandemia de Covid-19 trouxe impactos severos em todo o mundo, demandando da sociedade medidas rígidas para conter a propagação do vírus. As instituições de saúde, na linha de frente do combate, precisaram se mobilizar para evitar o colapso, reavaliando suas estratégias constantemente.

Neste cenário, a atuação integrada entre hospitais e Home Care é uma das ações utilizadas para ampliar a capacidade de leitos hospitalares, garantindo a continuidade segura de tratamento no domicílio dos pacientes.

Essa medida será discutida, nesta quarta-feira (17), durante webinar com o hepatologista Raymundo Paraná, superintendente médico do hospital Aliança e o coordenador médico da S.O.S. Vida, Mateus Assis.

Assista ao vídeo do Webinar: Hospital e Home Care: Webinar debate a integração de cuidados

Webinar Hospital e Home Care

O webinar será transmitido ao vivo na quarta-feira (17), às 20 horas, no canal da S.O.S. Vida no YouTube (https://bit.ly/sosvida-youtube).

HOSPITAL E HOME CARE – PARCEIROS NO CUIDADO

Mateus Assis defende que as contribuições das empresas de Home Care em meio à pandemia seguem as recomendações das autoridades de saúde.

“Quando conseguimos desospitalizar o paciente para dar continuidade ao seu tratamento no domicílio, estamos tirando-o de uma situação de aglomeração dentro do hospital, possibilitando o confinamento social e, ainda, liberando leitos nos hospitais. Claro que o Home Care não substitui os hospitais, mas somos um forte aliado nessa situação”, explica.

Dr Mateus Assis

Para Raymundo Paraná, desospitalizar é tão importante como internar o paciente em uma unidade de saúde.

“O ambiente hospitalar tem validade. O processo de desospitalização passa pela alta simples ou encaminhamento do paciente para um ambiente de cuidados com menor custo e menor complexidade. Além disso, deixa os pacientes próximo dos seus familiares, o que é bastante salutar para sua recuperação ou para seu processo de paliação. Esse entendimento já ocorre em todo mundo, mas encontra resistência no Brasil, que foram rompidas agora a partir do momento que se compreendeu que a desospitalização de quem ainda precisa de cuidados tornou-se um aliado importante no enfrentamento da Covid-19”, defende o hepatologista.

Hospital e Home Care: Webinar Integração do Cuidado em tempos de Covid-19 1

Para ele, o cenário de pandemia fortaleceu a parceria entre hospitais e empresas de Home Care, mostrando-se uma “ferramenta extremamente importante para manejo dos pacientes, que são poupados de riscos desnecessários”.

De acordo com especialistas, os quadros graves do Covid-19 devem ser atendidos na rede hospitalar, que possui a estrutura de UTI necessária para a assistência. Mas com a estabilização do quadro, os pacientes permanecem internados até receber alta.

“Nesses casos seria possível dar continuidade ao tratamento em casa com o suporte de uma equipe multiprofissional de atendimento domiciliar. Desta forma, os pacientes não ficam desassistidos e liberam o leito para os casos mais graves, que dependem da estrutura da rede hospitalar”, complementa Fernanda Gama, gerente de relacionamento com o mercado da S.O.S. Vida Bahia, que vai moderar o debate.

Fernanda Gama
Leia também: Ebook Coronavírus: Orientações e Cuidados na Atenção Domiciliar

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA