Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
29 JUN 2020

O enfretamento da pandemia do novo coronavírus está diretamente associado a capacidade do sistema de saúde (público e privado) em acolher as pessoas que tenham sido infectadas e fornecer a assistência necessária para cada paciente. Por esse motivo, o índice de leitos disponíveis nos hospitais tem sido motivo de preocupação constante para as autoridades de saúde.

O número de leitos hospitalares disponíveis tem sido motivo de preocupação desde a chegada do novo coronavírus no Brasil. Muito embora a Covid-19 tenha uma taxa de letalidade menor quando comparada a outras doenças respiratórias, muitas pessoas dependem do atendimento médico-hospitalar para vencer o coronavírus.

Dr. Raymundo Paraná, Dr. Mateus Assis e Fernanda Gama falaram com a reportagem da BandNews sobre o tema. Ouça a reportagem completa.

S.O.S. Vida · A importância da integração entre hospitais e Home Care | BandNews

Integração entre Hospitais e empresas de Home Care

Os hospitais desempenham um papel centralizador na assistência médica da população, e a maioria das demandas acabam sendo acolhidas por essas instituições. Esse cenário torna-se preocupante, uma vez que, além do coronavírus, existe uma outra série de situações que exigem a atuação dos hospitais.

Nesse sentido, prova-se fundamental a importância da integração entre as empresas de home care e os hospitais, pois ela pode ampliar a capacidade de leitos hospitalares, ao promover a desospitalização dos pacientes e dando continuidade da assistência médica no domicílio.

A partir do momento que você já tem o diagnóstico firmado, e a terapêutica hospitalar instituída e findada, o paciente passa agora para o cuidado domiciliar, no qual nós vamos fazer a reabilitação, naquilo que for possível ser reabilitado, vamos dar continuidade aos cuidados hospitalares, explica o médico Mateus Assis, coordenador médico da S.O.S. Vida (SE).

A sobrecarga do sistema de saúde e o seu eventual colapso é uma possibilidade que precisa ser combatida, tornando a integração entre home care e hospital em uma importante aliada. Doutor Raymundo Paraná, superintendente do Hospital Aliança em Salvador, reforça esse entendimento.

“O encaminhamento do paciente para um ambiente de cuidados com menor custo e menor complexidade. Além disso, deixa o paciente próximo aos seus familiares, o que é bastante salutar, mas no Brasil ainda encontra algumas resistências. […] Essas resistências agora foram rompidas, a partir do momento que se compreendeu que a desospitalização tornou-se uma aliada importante no enfrentamento da Covid-19”, afirma Dr. Raymundo Paraná.

Fernanda Gama, gerente de Relacionamento com Mercado da S.O.S. Vida (BA), reafirma a importância dessa integração tanto para as instituições de saúde quanto para o paciente.

As empresas de home care nesse momento, nesse cenário, coloca como sendo uma grande opção pra girar leito hospitalar, fazer um atendimento a pacientes Covid ou não-Covid com segurança no domicílio, e reabilitar boa parte desses pacientes que estão saindo do hospital pós-Covid também do domicílio, protegendo esse paciente e o  próprio familiar com as medidas de segurança que a gente já implementa, aponta Fernanda Gama.

Essa integração só é possível graças ao comprometimento das empresas de home care em adotar e seguir os protocolos definidos pelas autoridades de saúde.

Webinar: Integração do Cuidado entre Hospitais e Home Care

A integração entre os hospitais e empresas home care é uma saída para facilitar a desospitalização e assim liberar leitos para as vítimas do novo coronavírus.

Para discutir o tema, a S.O.S. Vida promoveu nesta quarta-feira, dia 17, um webinar transmitido ao vivo pelo YouTube e pela plataforma no Facebook, com as participações do hepatologista Raymundo Paraná, superintendente médico do Hospital Aliança, e Mateus Assis, coordenador médico da S.O.S. Vida (SE). O debate foi moderado por Fernanda Gama, enfermeira e gerente de relacionamento com o mercado da S.O.S. Vida (BA).

O debate rendeu uma rica discussão sobre a atuação integrada entre hospitais e home care e o público pôde participar, enviando perguntas que foram respondidas no final pelos especialistas.

Assista ao debate “Hospital e Home Care: Integração do Cuidado em Tempos de COVID-19” 

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA