fbpx Desospitalização amplia oferta de leitos | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
10 JUN 2020

Home Care é alternativa para tratamentos em que o quadro clínico permita a internação domiciliar, atuando como parceiros dos hospitais.

Desde os primeiros casos de Covid-19 no Brasil a S.O.S. Vida tomou uma série de medidas para garantir a segurança de seus pacientes e colaboradores. A primeira iniciativa foi instituir um comitê de crise que coordenou a elaboração de um Plano de Contingência para garantir a manutenção de suprimentos e preservar os atendimentos com a qualidade que sempre notabilizou a empresa.

Além disso, foi iniciado um diálogo com hospitais e operadoras para desenvolver uma estratégia que acelerasse o processo de desospitalização, garantindo assim mais leitos para suprir a demanda decorrente da nova doença.

Segundo o diretor executivo Edmundo Ribeiro, essa medida vale apenas nos casos em que o quadro clínico permita a internação domiciliar, uma vez que o Home Care não substitui o hospital e sim dá continuidade ao serviço na casa do paciente, com segurança e qualidade.

“Considero que a contribuição das empresas de Home Care nessa situação da Covid-19 está alinhada com as recomendações das autoridades de saúde. Quando conseguimos desospitalizar o paciente para dar continuidade ao seu tratamento no domicílio, estamos reduzindo aglomerações dentro do hospital e possibilitando o confinamento social”, ressalta o diretor.

Desospitalização amplia oferta de leitos 1

PROTOCOLOS PARA SUSPEITOS DE COVID-19

A equipe de assistência da S.O.S. Vida passou a operar com protocolos específicos para casos com suspeita de Covid-19 e maiores cuidados para reduzir possibilidades de contágio. Uma das medidas foi a ampliação do monitoramento por telefone e da avaliação médica via telemonitoramento, permitindo a redução de visitas físicas quando for possível.

Além disso, pacientes e familiares foram comunicados de todas as medidas e orientados a como se prevenir do contágio. Houve ainda a redução (ou suspensão temporária) de atividades assistenciais nos domicílios de pacientes de baixa complexidade. Nos casos de alta complexidade, a frequência de visitas também foi readequada para minimizar os riscos de contaminação.

Para evitar prejuízo clínico, cada caso está sendo analisado criteriosamente. Todo paciente com intercorrência clínica continua sendo atendido seguindo os protocolos da S.O.S. Vida.

Em paralelo a essas iniciativas, a S.O.S. Vida adotou uma série de medidas para garantir a segurança de seus profissionais, tanto nas atividades administrativas, quanto nos atendimentos assistenciais.

Os profissionais destinados a atender casos suspeitos estão reforçando as medidas de segurança, com o uso de máscaras de proteção, luvas descartáveis, gorro, óculos especiais e capa.

“A Covid-19 é uma situação de saúde em proporções inéditas na história da humanidade, precisamos nos preparar o melhor possível e nos adaptar constantemente diante do avanço do contágio”, ressalta Edmundo Ribeiro.

Leia também: O papel do Home Care em meio à pandemia

E-BOOK CORONAVÍRUS: ORIENTAÇÕES E CUIDADOS NA ATENÇÃO DOMICILIAR

A S.O.S. Vida elaborou um e-book reunindo algumas informações sobre o que já se sabe sobre o coronavírus: principais aspectos da doença, formas de transmissão, como prevenir a infecção, medidas de higienização, entre outros.

Além disso, o material traz recomendações que precisam ser incorporadas à rotina, como o que deve ser feito ao retornar ao domicílio, o cuidado com os idosos – que são considerados grupo de risco –, a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis para fortalecer o sistema imunológico, cuidado com a saúde mental e recomendações específicas para os profissionais de saúde.

O e-book conta ainda com recomendações dos colaboradores do corpo técnico da empresa, que reafirmam a necessidade de adotarmos as medidas e estratégias para preservar a nossa saúde e a do próximo.

BAIXE O EBOOK CORONAVÍRUS: ORIENTAÇÕES E CUIDADOS NA ATENÇÃO DOMICILIAR

Ebook com orientações e cuidados com o Coronavírus na Atenção Domiciliar
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA