Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
15 MAIO 2020

A nova edição da Revista Healthcare (maio/20) traz uma entrevista com Edmundo Ribeiro, diretor executivo da S.O.S. Vida, sobre o papel do serviço de Home Care como um importante componente do sistema de saúde.

Entrevista com Edmundo Ribeiro na revista Healthcare

Leia a entrevista completa.


Os hospitais exercem um papel centralizador importante na dinâmica de atendimento das demandas de saúde. Porém, eles têm suas limitações, tanto estruturais (em capacidade de atendimento, área geográfica etc), quanto de adequação.

Segundo Edmundo Ribeiro, diretor-executivo da S.O.S. Vida, o pensamento do “tratamento certo para o paciente certo” é um conceito muito forte.

“Para isso precisamos de uma rede de saúde completa, com boa oferta de hospitais, boa cobertura de assistência primária e uma rede profissional para desospitalização”.

Essa demanda é cada vez mais evidente no Brasil e que está em sintonia com uma tendência mundial.

“O país tem muitos pacientes que podem dar continuidade ao tratamento em seus domicílios, sem sobrecarregar a capacidade dos hospitais, reduzindo riscos de infecções e possibilitando a proximidade com a família e a permanência em um ambiente em que o paciente se sinta bem, como a própria casa”, explica Ribeiro.

“Por isso, acreditamos na relevância do Home Care como componente de um sistema sólido e sustentável de saúde”.

Nos últimos anos, a discussão tem sido em torno do aumento da longevidade e do acelerado envelhecimento da população. Esse cenário é favorável à expansão do mercado de Home Care no país. Mas, para isso, as empresas do setor precisam se reinventar para superar os desafios do crescimento.

 “Vejo a adoção de novas tecnologias como uma aliada para escalonar os serviços de forma sustentável. Sistemas que permitam melhorar a análise de dados e abordagens preditivas, monitoramento a distância e teleconsultas são apenas alguns recursos que vão fazer parte do ‘Home Care do futuro’.”

Leia também: O papel do Home Care em meio a pandemia

EXCELÊNCIA EM HOME CARE

A S.O.S. Vida foi fundada em 1987, inicialmente com o intuito de oferecer o Serviço de Remoção e Atendimento Pré-Hospitalar (APH), contando inclusive com parcerias para UTI aérea. Em 1996, a empresa iniciou a operação de Internação Domiciliar, sendo pioneira na Bahia. O Home Care cresceu e tornou-se o principal negócio da S.O.S. Vida.

“No momento que iniciamos esse serviço, identificamos uma oportunidade no mercado”, diz Ribeiro.

Para ele, o Home Care é um grande parceiro no sistema de saúde: ajuda a liberar leitos necessários, diminui a possibilidade de infecções hospitalares inerentes de uma internação longa, e contribui para a redução do custo dos tratamentos, já que a internação no domicílio, muitas vezes, tem um custo menor do que no hospital.

“Mas a grande vantagem é realmente oferecer cuidados profissionais com toda segurança dentro do domicílio.”

O serviço de Home Care cresce no Brasil, mas exige uso de práticas adequadas e incorporação de tecnologia.

“Inclusive, consideramos o processo de Acreditação como fundamental para qualquer empresa que atue na área. As exigências para conquistar um selo de acreditação estimulam a rever métodos e protocolos, a intensificar a vigilância, a fortalecer o compromisso com a segurança e a treinar de forma constante a equipe.”

“Quando decidimos Acreditar a S.O.S. Vida, escolhemos a JCI, que é considerada uma das mais rigorosas instituições certificadoras em saúde no mundo”, diz o executivo.

Em 2012, a empresa tornou-se uma das primeiras empresas de saúde no Brasil a conquistar a Acreditação pela Joint Commission International para a unidade da instituição na Bahia. Em 2018, a filial Sergipe foi Acreditada e, em 2019, o Programa de Cuidados Paliativos da organização obteve a certificação, ambos pela JCI.

“Isso demonstra que nosso trabalho está alinhado com as boas práticas internacionais para nosso segmento. Esse é, com certeza, um motivo de orgulho para toda equipe”, observa.

Assista ao vídeo: Home Care e a Arte de Cuidar

SOBRE A REVISTA HEALTHCARE

A revista Healthcare Management é publicação de circulação nacional destinada à área de saúde, reunindo conteúdos sobre gestão, serviços, tecnologia, inovação, negócios, economia, carreira, startups, entre outros.

Acesse a edição 68 de maio de 2020 da revista Healthcare.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA