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16 JUL 2020

A boa nutrição é fundamental para fortalecer o nosso sistema imunológico, ajudando a reduzir a incidência de diferentes infecções, como respiratórias, gastrointestinais, virais ou bacterianas.  Um bom estado nutricional não protege contra o novo coronavírus, mas, caso haja o contágio, o organismo estará mais fortalecido.

A afirmação é da nutricionista Edneuza Nascimento, que participou nesta quarta-feira, dia 15, da terceira live promovida pela S.O.S. Vida, juntamente com a médica Ana Rosa Humia, especialista em saúde da família. A abertura, mais uma vez, ficou a cargo da Gerente de Pessoas Sônia Cotrim, que apresentou as especialistas e explicou a dinâmica do evento.

Assista ao vídeo completo da palestra “Fortalecendo a imunidade”

Edneuza Nascimento começou falando sobre os quatro pilares da nutrição: qualidade, quantidade, harmonia e adequação.

“Se praticarmos uma alimentação a partir desses quatro fatores, com certeza teremos um sistema imunológico fortalecido”.

Eliminar os fatores de risco é outra atitude importante para uma vida mais saudável. A nutricionista citou o tabagismo, a obesidade, a hipertensão e a diabetes como fatores que precisam ser eliminados ou controlados.

A especialista lembrou também que quando se pensa em alimentação saudável é preciso falar de comida de verdade, “aquela que não precisa desembalar, que estraga, por estar livre de agrotóxicos e conservantes”. Segundo Edneuza, é uma comida que nosso corpo reconhece e por isso não causa inflamação. Frutas, verduras, tubérculos, sementes, proteínas magras, oleaginosas e hidratação estão na base de uma alimentação saudável.

De acordo com a profissional da S.O.S. Vida, o nosso órgão de absorção dos alimentos também é importante. “O nosso intestino é responsável por 80% do sistema imune e ele deve ser observado sempre”. A especialista recomenda que cada um analise o funcionamento de seu intestino para verificar se a alimentação está adequada.

“Para uma boa absorção pelo intestino precisamos consumir alimentos de verdade, como frutas e vegetais crus”. De acordo com a nutricionista, precisamos observar o nosso lixo: se ele tiver mais cascas do que embalagens, é um bom sinal. “Precisamos evitar os produtos industrializados”, disse ela, que recomendou a redução de alguns itens comuns na dieta do brasileiro, como carboidratos refinados (pães, bolos, biscoitos e massas). Uma boa medida também é eliminar alimentos que causam alergia e evitar toxinas ambientais, presentes nos agrotóxicos, derivados do plástico e metais tóxicos.

A ingestão de água regularmente também é importante para nosso intestino, nossa pele e saúde em geral. A especialista indicou dois litros diários, em média, por pessoa, ao longo do dia. Citou também alguns temperos naturais e chás como complementos nessa alimentação, destacando itens naturais anti-inflamatórios, como gengibre, própolis e alho. Ao final, a nutricionista ressaltou que a ingestão e absorção adequadas de nutrientes garantem uma melhor imunidade.

Hábitos saudáveis   

Na sequência, a médica Ana Rosa Humia abordou o tema “Fortalecendo o Sistema Imunológico”. Ela começou reforçando a importância da alimentação saudável, enfatizando que os mais indicados são aqueles próximos da natureza.

A hidratação foi o segundo aspecto abordado pela médica, que lembrou que o baixo nível desse recurso natural acarreta um menor volume de sangue, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração e outros órgãos. “A desidratação pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga”, disse a especialista, lembrando o cuidado especial que devemos ter com as crianças e idosos, que dificilmente pedem água, por isso as pessoas que estão cuidando deles têm que estar atentas à hidratação.

A atividade física foi outro item destacado pela médica, que lembrou que durante a atividade o corpo produz endorfina e serotonina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar. “Ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, essenciais nesse momento de isolamento”.

 O entretenimento e o lazer foram dois aspectos também destacados pela médica como fundamentais nesses tempos de pandemia. “Ler, cozinhar, fazer jardinagem e até dançar são exemplos dessas atividades”, reforçou Dra. Ana Rosa, lembrando que não importa a atividade, o essencial é garantir o entretenimento.

A meditação também foi citada como exemplo de uma atividade que promove o relaxamento e consequentemente o bem-estar. Dormir bem é foi outro aspecto destacado pela médica, que lembrou como nosso sistema imunológico reage bem a uma boa noite de sono. “Enquanto dormimos, nosso organismo realiza reajustes essenciais para o bom funcionamento de nossas defesas naturais”.

A médica destacou também a importância do banho de sol diário de 15 a 30 minutos. “A luz solar fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, previne doenças, regula o sono e auxilia nas funções cognitivas”.

Depois as especialistas responderam perguntas dos internautas. Uma delas, respondida pela nutricionista, foi sobre como evitar a obesidade infantil nesses tempos de isolamento. Edneuza recomendou que os pais procurem evitar oferecer carboidratos em excesso para os filhos, priorizando alimentos de verdade, além de controlar o horário dos programas eletrônicos e manter uma rotina de jogos que gastem energia.

Leia também: Alimentação e hábitos saudáveis fortalecem sistema imunológico durante isolamento

Semana do Cuidado na Atenção Domiciliar

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A pandemia traz reflexos significativos na saúde da população, não só pelo risco de contrair o novo Coronavírus, mas também pelo impacto na saúde mental, desequilíbrio na alimentação, redução nas atividades físicas e dificuldade em tratar outras doenças por conta do risco de buscar atendimento nos hospitais.

Diante desse cenário, manter uma dieta e hábitos saudáveis, redobrar os cuidados com a saúde física e mental e adotar medidas de prevenção são fundamentais.

Pensando nisso, a S.O.S. Vida promoveu a Semana do Cuidado na Atenção Domiciliar, com a realização de palestras transmitidas ao vivo pelo Youtube e Facebook.  A iniciativa reuniu profissionais da empresa para falar de sintomas e cuidados com a Covid-19, hábitos e alimentação saudável e saúde mental.

Confira aos vídeos da Semana do Cuidado.

[Segunda] “O que sabemos sobre a Covid-19” – Monique Lírio, infectologista

[Terça] “Cuide de sua Saúde Mental” – Cláudia Cruz, psicóloga

[Quarta] “Fortalecendo a imunidade” – Edneuza Nascimento e Ana Rosa Humia, nutricionista e médica da família

[Quinta] “Gripe, Resfriado e Covid-19: Sintomas e Cuidados” – Matheus Todt, infectologista

[Sexta] “Como estamos lidando com as emoções” – Sônia Cotrim, psicóloga

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

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