fbpx Fisioterapia ajuda a reabilitar pacientes com Covid-19 em Home Care | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
20 OUT 2020

As infecções causadas pelo novo coronavírus podem deixar sequelas motoras e respiratórias em alguns pacientes que tiveram complicações decorrentes da doença.

Nos casos em que são indicados o atendimento em Home Care, geralmente pacientes que se recuperam da Covid-19 precisam de fisioterapia para recuperar movimentos ou melhorar a capacidade pulmonar.

Vários pacientes internados pela S.O.S. Vida que saíram de hospital estão fazendo fisioterapia devido a sequelas da doença, conforme explica a supervisora Andréa Couto. A empresa, inclusive, montou um protocolo de atendimento, classificando os casos por grau de complexidade.

Com a evolução da COVID-19, a área de fisioterapia da S.O.S. Vida criou uma série de procedimentos específicos para atender de forma segura seus pacientes.

“Fraqueza muscular, fadiga e alteração da marcha são algumas sequelas comuns na alta após a internação por COVID-19”, destaca Andréa Couto.

Andréa Couto, supervisora de fisioterapia

O programa de reabilitação elaborado pela S.O.S. Vida faz uma avaliação inicial na admissão do paciente em domicílio, considerando a sua capacidade funcional e força muscular classificados como leve, moderado ou grave e a partir daí é traçado um planejamento fisioterapêutico individualizado, levando em consideração cada demanda.

Esse protocolo específico para pacientes que tiveram COVID-19 avalia a funcionalidade, a força muscular e a capacidade funcional, seguindo escalas internacionais.

Andréa Couto lembra que para os graus leve e moderado foi distribuída uma cartilha de orientação de exercícios para realizar nos dias em que não tem fisioterapia.

No caso de pacientes leves, Andréa explica que eles têm independência funcional, mas apresentam perda na parte motora. “Vamos trabalhar mais a força muscular”, destaca a especialista, que dá um exemplo: um indivíduo que consegue andar, mas somente com ajuda de outra pessoa.

Para os pacientes considerados moderados, Andréa Couto dá o exemplo daqueles que são dependentes de oxigênio. Nesse caso, serão trabalhados tanto o fortalecimento da musculatura respiratória, quanto dos demais músculos do corpo. É muito comum, segundo Andréa Couto, o uso de equipamentos para auxiliar os pacientes dessa categoria.

Fisioterapia para reabilitação pós covid-19

A fisioterapia para pacientes graves é voltada para os indivíduos que saem do hospital geralmente com traqueostomia e/ou dependentes de ventilação mecânica. A fisioterapia trabalha para o desmame desses suportes e o tempo vai depender da evolução de cada quadro.

Andréa Couto finaliza com uma mensagem de otimismo. Segundo ela, os pacientes pós-COVID-19 têm tido uma boa resposta à fisioterapia.

“Essa pandemia vai passar logo e iremos voltar ao atendimento sem máscara, com direito a um abraço apertado em nossos queridos pacientes”.

RESULTADO PRÁTICO COM FISIOTERAPIA

A filha de uma paciente da S.O.S. Vida, que prefere não se identificar, relata que a fisioterapia está sendo muito importante para a recuperação da mãe, que faz exercícios três vezes por semana com o acompanhamento de um profissional e mudou a alimentação para ganhar massa muscular.

“Minha mãe faz alongamentos e exercícios com peso para fortalecer os músculos”, diz a filha, que destaca a atenção especial que o fisioterapeuta dedica à paciente, que tem 72 anos. “A fisioterapia é fundamental para ela, que assim não fica parada e vai conseguindo recuperar os movimentos”, ressalta a entrevistada, que mora com a mãe no bairro do Stiep, em Salvador.

MATÉRIA DA EDIÇÃO DE SET/2020 DO INFORMATIVO DA S.O.S. VIDA
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA