fbpx Quarentena sem estresse | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
10 JUN 2020

Psicóloga dá dicas para evitar a tensão e tornar a vivência do isolamento social uma experiência mais leve.

Em tempos de pandemia de Covid-19 os pacientes internados em Home Care, seus cuidadores e familiares precisam de um suporte psicológico especial, pois o estresse e a insegurança tendem a potencializar em meio a tantas mudanças e incertezas.

A S.O.S. Vida faz o monitoramento psicológico remoto de pacientes e familiares e avalia a necessidade de intervenções presenciais de acordo com as demandas individuais. Segundo explica a psicóloga Cláudia Cruz, os atendimentos presenciais foram suspensos temporariamente como medida protetiva aos profissionais e pacientes assistidos.

Contudo, tal ação precisa também manter aspectos importantes da assistência, como: o acolhimento, a avaliação de demandas pessoais, dificuldade de adaptação às mudanças e ajustes na assistência, instabilidade emocional, entre outros.

Nesse contexto, o monitoramento por telefone tem se revelado uma estratégia eficaz. Na visão de Cláudia Cruz, essa crise nos coloca diante da necessidade de buscarmos os seus significados e meios de enfrentamento em um contexto ameaçador e cheio de incertezas. É também uma oportunidade para um mergulho íntimo, uma avaliação mais aprofundada sobre a vida, as escolhas feitas e a necessidade de mudanças e ajustes.

“Assumir atividades domésticas e dar suporte ao filho nas tarefas escolares são algumas mudanças que podem fazer bem”, destaca a profissional.

Entre os pacientes da S.O.S. Vida, Cláudia diz que é natural que o nível de ansiedade se eleve nesse contexto de mudanças.

A casa está mais vazia, a rotina de cuidados precisou ser ajustada e às vezes a ausência física dos profissionais é acompanhada de um sentimento de pesar.

“Sem falar no estresse de alguns cuidadores, que sentem ainda mais a sobrecarga de trabalho, estão privados de sair de casa e ter momentos prazerosos e vivem a doença e os cuidados por tempo integral”.

Além disso, muitos ainda têm dúvidas sobre os procedimentos da empresa em relação às visitas presenciais, o que já foi devidamente esclarecido. De uma maneira geral, Cláudia Cruz recomenda: buscar as informações em fontes seguras e na medida certa. O excesso de informação prejudica, eleva o nível de ansiedade e gera estresse.

Psicóloga Cláudia Cruz

DICAS PARA EVITAR O ESTRESSE DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

– Buscar construir uma rotina saudável, harmoniosa e criativa.

– Inserir atividades não habituais, como tomar sol na varanda, assistir a filmes com temáticas interessantes e andar dentro de casa para movimentar o corpo;

– Exercícios de respiração ajudam a diminuir a ansiedade;

– Manter contato social usando os recursos tecnológicos disponíveis para promover encontros virtuais com amigos e familiares;

– Interagir com grupos virtuais de pessoas com os mesmos interesses, como os de poesia, músicas e literatura;

– Praticar técnicas de relaxamento do corpo e fazer ioga, que ajudam a diminuir a tensão do dia a dia.

psicóloga dá dicas para lidar com a quarentena
Leia também: Coronavírus: Os impactos do distanciamento e do isolamento social na saúde mental das pessoas
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA