Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
29 JUN 2020

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para quem trabalha na área de saúde nunca foi tão necessário em tempos de pandemia da Covid-19. Os profissionais precisam ficar protegidos para evitar o contágio e assim poder continuar atendendo os doentes.

Para os pacientes os EPIs também são indispensáveis, sobretudo o uso de máscaras, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

Segundo o médico infectologista Matheus Todt, da S.O.S. Vida (SE), como o vírus é transmitido através de gotículas respiratórias e aerossóis (partículas mínimas liberadas no ar pela respiração), o uso criterioso dos EPIs é fundamental, assim como lavar bem as mãos antes de qualquer procedimento na casa do paciente.

O médico destaca ainda que, diante de um paciente com suspeita ou caso confirmado da Covid-19, os profissionais precisam usar o EPI completo (óculos de proteção, máscara cirúrgica, avental, luvas e gorro), conforme recomenda a Anvisa (veja quadro abaixo).

Na assistência habitual, se o profissional for manejar uma sonda, por exemplo, recomenda-se a lavagem das mãos e o uso de luvas. Porém se for realizar algum procedimento que possa gerar aerossóis, como entubar um paciente, é recomendado o uso de máscaras especiais (N95 ou PFF2).

Em relação aos idosos, que é uma população de risco, no caso de Home Care, eles já ficam confinados em casa normalmente. O cuidado deve ser redobrado é com os familiares para que eles não levem a Covid-19 para dentro do domicílio.

“O que se recomenda é que a residência tenha o menor fluxo de pessoas possível”, destaca o médico, acrescentando que até 80% dos casos de infecção pela Covid-19 são assintomáticos.

Infectologista Matheus Todt

Dr. Matheus Todt destaca ainda que a empresa tem uma preocupação em evitar a rotatividade de seus profissionais de saúde nas residências. Ele lembra que qualquer pessoa que apresente algum tipo de sintoma respiratório, seja um familiar, amigo ou mesmo agente de saúde deve evitar o contato com o idoso.

O médico ressalta ainda que a pandemia da Covid-19 veio acompanhada de uma pandemia de desinformação e notícias falsas.

“Orientamos os familiares para reduzir o pânico”, diz o médico, acrescentando que muitos deles solicitam EPIs desnecessários com medo de contrair a doença. “Temos tranquilizado as famílias sobre o assunto, pois não há necessidade, por exemplo, de um cuidador usar máscaras cirúrgicas dentro de casa”.

Dr. Matheus reforça a importância da higiene frequente das mãos e o isolamento social como as medidas mais eficazes para o combate à Covid-19.

Leia também: Coronavírus – Recomendações sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na Atenção Domiciliar

Recomendações da Anvisa de medidas a serem implementadas para prevenção e controle da disseminação do novo coronavírus em serviços de saúde.

CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS E ACOMPANHANTES

  • Usar máscara cirúrgica;
  • Usar lenços de papel (tosse, espirros, secreção nasal);
  • Higiene frequente das mãos com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica a 70%.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

  • Higiene frequente das mãos com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica a 70%;
  • Óculos de proteção ou proteção facial;
  • Máscara cirúrgica;
  • Avental;
  • Luvas de procedimento;
  • Gorro (para procedimentos que geram aerossóis)
  • Obs: Os profissionais de saúde deverão utilizar a máscara N95 ou equivalente ao realizar procedimentos geradores de aerossóis, com por exemplo intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais.

PROFISSIONAIS DE APOIO (profissionais de higiene e limpeza, nutrição, manutenção, etc)

  • Higiene frequente das mãos com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica a 70%;
  • Gorro (para procedimentos que geram aerossóis);
  • Óculos de proteção ou proteção facial;
  • Máscara cirúrgica;
  • Avental;
  • Luvas de procedimento;
  • Atenção: profissionais de higiene e limpeza, acrescentar luvas de borracha com cano longo e botas impermeáveis de cano longo.

EBOOK CORONAVÍRUS

Os sintomas da Covid-19 e recomendações sobre o tratamento da doença estão detalhados em um ebook produzido pela S.O.S. Vida para orientar sobre cuidados e medidas de prevenção ao novo Coronavírus.

Ebook com orientações e cuidados com o Coronavírus na Atenção Domiciliar

Baixe o ebook: Ebook Coronavírus: Orientações e Cuidados na Atenção Domiciliar

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA