A rigidez do chão ou de um colchão duro poderá acentuar a contratura muscular do paciente, o que pode contribuir para agravar as dores nas costas.
Se a dor for intensa, descansar por até dois dias pode ajudar. Tomar um analgésico também pode aliviar o desconforto.
Durante a crise, o repouso deve ser feito no próprio colchão. Uma das posições mais confortáveis é deitar-se de lado, com as pernas dobradas colocando um travesseiro entre elas.
A dor nas costas está entre as principais causas de afastamento e aposentadoria precoce em todo mundo.
O problema pode ser ocasionado por motivos bem diferentes: articulações, músculos, ligamentos, nervos ou causas neurológicas.
A obesidade é um dos fatores que tem influenciado diretamente para o aumento dos casos de dores nas costas. Estar com excesso de peso pode contribuir para a sua piora e ser um fator de risco para o desencadeamento da dor da coluna.
Especialmente na região abdominal, o excesso de gordura desloca o centro de gravidade para frente, sobrecarregando a musculatura das costas. Entretanto, indivíduos magros não estão livres de apresentarem dor na coluna, o que é observado com freqüência.
Alguns fatores contribuem diretamente para as dores nas costas como o sedentarismo/ flacidez muscular e colchão velho (trazendo tensão ou flacidez excessiva).
Outras dicas simples podem aliviar e prevenir maiores transtornos:
O tratamento vai depender diretamente da causa da dor nas costas, algumas possibilidades são compressas (frias ou quentes), massagem, acupuntura e fisioterapia.
É recomendado procurar assistência médica com urgência caso a dor seja resultado de incidentes traumáticos e em casos de dor muito intensa. Lembrem-se sempre de consultar um profissional especializado para uma abordagem adequada.