DASH é a abreviação de “Dietary Approaches to Stop Hypertension”, que significa “Métodos para Combater a Hipertensão Através da Dieta”, é um plano alimentar com redução de gordura saturada e colesterol que enfatiza o consumo de frutas, vegetais, leite desnatado e seus derivados.
Também inclui grãos integrais, peixe, frango, nozes e limita o uso de carne vermelha, doces, açúcar e refrigerantes. Seus benefícios aos hipertensos se devem, entre outros, ao fato de ser rica em potássio, magnésio, cálcio, proteínas e fibras, e com reduzido teor de sódio.
O plano alimentar DASH, utilizado juntamente com mudanças no estilo de vida, pode ajudá-lo(a) a prevenir e controlar a pressão arterial.
Se a sua pressão arterial não é muito alta você pode ser capaz de controlá-la totalmente, alterando seus hábitos alimentares, perdendo peso – se você está acima do peso, fazendo atividade física regular e reduzindo o consumo de álcool.
O plano alimentar DASH também tem outros benefícios, como redução do LDL (“mau”) colesterol, que, juntamente com a redução da pressão arterial, pode reduzir o risco de contrair doenças cardíacas.
Pacientes hipertensos, que realizaram essas mudanças em sua alimentação, conseguiram reduzir sua pressão arterial e, em casos mais leves, até suspender o uso de medicamentos. Nos casos mais graves, a dieta DASH possibilitou uma diminuição da dosagem dos medicamentos para controle da hipertensão.
1. Escolher alimentos que possuam pouca gordura saturada, colesterol e gordura total. Por exemplo, carne magra, aves e peixes.
2. Comer muitas frutas e hortaliças, aproximadamente de oito a dez porções por dia (uma porção é igual a uma concha média).
3. Incluir duas ou três porções de laticínios desnatados ou semidesnatados por dia.
4. Preferir os alimentos integrais, como pão, cereais e massas integrais ou de trigo integral.
5. Comer oleaginosas (castanhas), sementes e grãos, de quatro a cinco porções por semana (uma porção é igual a 1/3 de xícara ou 40 gramas de castanhas, duas colheres de sopa ou 14 gramas de sementes, ou 1/2 xícara de feijões ou ervilhas cozidas e secas).
6. Reduzir a adição de gorduras. Utilizar margarina light e óleos vegetais insaturados (como soja, milho, canola, azeite de oliva).
7. Evitar a adição de sal aos alimentos. Evitar também molhos e caldos prontos, além de produtos industrializados.
8. Diminuir ou evitar a o consumo de doces e bebidas com açúcar.