Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
08 OUT 2020

Além dos benefícios à qualidade de vida do paciente e sua família, a desospitalização representa uma redução de custos.

O Home Care, ou internação domiciliar, humaniza o tratamento, permitindo a desospitalização dos pacientes, com quadros clínicos estáveis, mas que ainda necessitam de assistência, sem depender da estrutura hospitalar. Com o Home Care é possível dar continuidade ao tratamento em casa, mas com o ganho de ter o convívio familiar e aconchego do lar.

A transferência para o ambiente domiciliar traz benefícios para a qualidade de vida do paciente, mas também representa uma otimização dos recursos financeiros. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgados este ano, as internações clínicas em hospitais, sem uso da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tiveram custo/dia de R$ 1.565, com gasto total de R$ 6.963 por uma média de quatro a cinco dias de hospitalização.

“A saúde no Brasil é cara e a internação domiciliar é uma alternativa para melhorar a gestão destes recursos, seja na saúde suplementar, seja na saúde pública. Depois que é estabelecido um diagnóstico e um tratamento possível, é necessário desospitalizar. Por que estar dentro de um hospital sem necessidade?”, pontua a médica gastroenterologista Cristiara Allem, que assume a gestão da Atenção Domiciliar da S.O.S. Vida, na Bahia.

Cristiara Allem, gerente de Atenção Domiciliar da S.O.S. Vida

No cenário da pandemia, a desospitalização torna-se ainda mais vital. Desde o início do enfrentamento do novo coronavírus, houve uma redução de 40% nas cirurgias eletivas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter recomendado o adiamento desses procedimentos, as pessoas deixaram de ir aos hospitais com medo de contaminação.

No entanto, a internação domiciliar é uma alternativa para realizar essas cirurgias, permitindo que os pacientes se recuperem do pós-operatório em casa, onde teriam menos riscos de contaminação. Essa medida também contribui na assistência aos pacientes com Covid-19, já que libera os leitos hospitalares para as situações de emergência.

Leia também: Desospitalização amplia oferta de leitos

Ampliação das possibilidades no Home Care

Com investimentos em inovação, aumentou os serviços oferecidos na internação domiciliar.

“O home care está sempre se reinventando e incorporando coisas novas.  A S.O.S. Vida tem entre seus valores a inovação e busca se diferenciar, realizando procedimentos que não fazia no passado. A quimioterapia, por exemplo, apesar de não ser o carro-chefe dos atendimentos, já é possível fazer em home care”, explica Cristiara Allem.

Esse modelo de assistência também requer uma logística robusta para garantir equipamentos, suprimentos e profissionais nas residências dos pacientes, além de investimento contínuo em qualidade e segurança.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA