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15 JUL 2020

A psicóloga Cláudia Cruz trouxe importantes orientações para manter o equilíbrio na quarentena na Semana do Cuidado na Atenção Domiciliar.

Com o tema “Cuide de sua saúde mental”, a psicóloga Cláudia Cruz foi a palestrante da segunda live promovida pela S.O..S Vida em seus canais nas redes sociais (youtube e facebook), nesta terça-feira, dia 14/07.

“De forma inovadora, a empresa amplia o seu compromisso de promover a saúde, levando orientação para um público ainda maior e isso vai ajudar nas estratégias para o autocuidado”, disse a profissional na abertura do evento, que foi mediado pela Gerente de Pessoas da S.O.S. Vida, Sônia Cotrim.

A psicóloga deu orientações importantes sobre como evitar o estresse psicológico durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Exercícios físicos ajudam a relaxar o corpo e a mente, assim como alongamento e exercícios de respiração”, disse a especialista, que ressaltou ainda a importância de uma alimentação saudável para fortalecer o corpo.

Intensificar as relações intrafamiliares também é importante nesses tempos de quarentena. “Precisamos ser criativos para transformar o problema em oportunidade”, ressaltou Cláudia Cruz, enfatizando a importância de se fortalecer a convivência em casa, ampliando o diálogo com os familiares.

Ela disse que é preciso desacelerar, buscar fazer coisas que dão prazer e que antes não tínhamos tempo de realizar. Deu um exemplo interessante para quem sabe tocar um instrumento: “porque não sair na sacada da janela e oferecer uma música para quem está passando na rua?

A conexão com o sagrado também é importante, independentemente da religião de cada um, ressaltou Cláudia Cruz, enfatizando que “as crenças podem nos ajudar a dar um sentido a tudo isso”.

Buscar apoio profissional quando necessário foi outra orientação dada por ela. Lembrou que a Prefeitura de Salvador possui um serviço de apoio psicológico on line e gratuito que pode ser buscado para quem está passando por estresse.   

Cenário atual

A especialista disse que o cenário atual é composto de várias crises (econômica, de saúde e psíquica). “Essas várias crises, de ordens diferentes, impactam numa maior, que é a humanitária”. Lembrou que vivemos o medo de adoecer, de morrer, de perder entes queridos.

“Estamos vivendo o impacto do isolamento social, que entra em confronto com a nossa cultura do contato, do toque”, disse Cláudia Cruz, enfatizando que esse é um fator que também gera sofrimento psíquico, pois precisamos conviver com o risco de perda de emprego e com as incertezas do amanhã.

Citou estudos que mostram impactos psicológicos a curto prazo por conta da pandemia. Segundo um trabalho de pesquisadores da Universidade de Campinas (SP), pessoas com sintomas da COVID-19 tendem a desenvolver transtorno compulsivo obsessivo.

Constataram isso ao perceber que as pessoas tendiam a verificar a temperatura corporal repetidas vezes, além da ansiedade em relação à saúde, gerando uma interpretação equivocada das sensações corporais e uma busca desnecessária por serviços hospitalares.

Adaptação a uma nova rotina

Já foram feitos também estudos a longo prazo sobre a doença. A psicóloga citou um trabalho feito pela Universidade de Londres com a participação de mais de 3.500 pessoas hospitalizadas. A constatação é que esses indivíduos têm o risco de desenvolver a longo prazo transtorno depressivo, ansiedade, fadiga e transtorno de estresse pós-traumático.

A psicóloga da S.O.S. Vida ressaltou que a necessidade de adaptação à nova rotina, como o Home Office e executar tarefas domésticas, pode gerar estresse e aumentar a ansiedade. “Assim como as incertezas sobre o futuro e o luto por colegas de trabalho e familiares”.

Depois ela faz um questionamento: como estou frente a essas mudanças? A especialista propõe alguns caminhos, como buscar uma escuta psicológica on line, fortalecer as conexões com as redes de apoio, evitar o excesso de informações sobre a doença e ter um cuidado especial com os idosos, crianças e adolescentes.

Ao final, a especialista respondeu perguntas dos internautas. Uma delas foi sobre o chamado “novo normal”, como as pessoas vão se comportar depois dessa crise. Cláudia Cruz disse que esse processo é muito individual e depende de como cada um vivencia esse momento. Mas lembrou que o sofrimento acaba gerando repercussões e transformando as pessoas.

Outra pergunta foi sobre como ajudar os idosos nesse momento de pandemia. A especialista lembrou que devido à dificuldade que muitos deles têm com a tecnologia, deve-se evitar a vídeo chamada e se comunicar por telefone mesmo.

“É preciso gerar estratégias, nem que seja vendo pela sacada ou janela, mas não deixar de ter esse contato”.

Leia também: Coronavírus – Os impactos do distanciamento e do isolamento social na saúde mental das pessoas

Semana do Cuidado na Atenção Domiciliar

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A pandemia traz reflexos significativos na saúde da população, não só pelo risco de contrair o novo Coronavírus, mas também pelo impacto na saúde mental, desequilíbrio na alimentação, redução nas atividades físicas e dificuldade em tratar outras doenças por conta do risco de buscar atendimento nos hospitais.

Diante desse cenário, manter uma dieta e hábitos saudáveis, redobrar os cuidados com a saúde física e mental e adotar medidas de prevenção são fundamentais.

Pensando nisso, a S.O.S. Vida promoveu a Semana do Cuidado na Atenção Domiciliar, com a realização de palestras transmitidas ao vivo pelo Youtube e Facebook.  A iniciativa reuniu profissionais da empresa para falar de sintomas e cuidados com a Covid-19, hábitos e alimentação saudável e saúde mental.

Confira aos vídeos da Semana do Cuidado.

[Segunda] “O que sabemos sobre a Covid-19” – Monique Lírio, infectologista

[Terça] “Cuide de sua Saúde Mental” – Cláudia Cruz, psicóloga

[Quarta] “Fortalecendo a imunidade” – Edneuza Nascimento e Ana Rosa Humia, nutricionista e médica da família

[Quinta] “Gripe, Resfriado e Covid-19: Sintomas e Cuidados” – Matheus Todt, infectologista

[Sexta] “Como estamos lidando com as emoções” – Sônia Cotrim, psicóloga

Empresa Acreditada:

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