fbpx Saúde Mental: Cuidando de quem cuida | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
08 MAR 2021


Os profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente de combate à COVID-19 foram bastante impactados com a crise sanitária, muitos deles comprometendo a própria saúde mental.

No Home Care, os cuidadores têm também sentido as consequências da pandemia, expostos ao estresse e com medo da contaminação.

Um programa que a S.O.S. Vida desenvolve já há alguns anos, chama- do “Cuidando de quem cuida”, tem ajudado essas pessoas a enfrentarem as adversidades e seguirem em frente no serviço de atenção aos pacientes.

cuidando de quem cuida

Conforme explica a psicóloga da S.O.S. Vida Cláudia Cruz, esse programa atende tanto os cuidadores e familiares, quanto os profissionais da empresa que atuam na assistência.

São encontros em que os participantes expõem seus medos, aflições e dificuldades, trocam experiências e são orientados sobre como lidar com essas questões. O último foi no final do ano passado. Acontece geralmente de forma presencial, mas, por conta da pandemia, foi virtual.

“É o momento em que acolhemos os cuidadores e aproximamos a equipe assistencial da família”.


Cláudia Cruz lembra que no último encontro foi abordado o mito de Quíron, um deus da mitologia grega que era metade humano e metade animal. Embora imortal, após sofrer uma flechada, não conseguia curar a si mesmo, ficando condenado a viver em sofrimento.

Saúde Mental: Cuidando de quem cuida 1

Os ferimentos de Quíron serviram para que ele, por meio de sua própria dor, fosse capaz de compreender a dor dos outros.

“Esse exemplo serviu para que refletíssemos sobre a importância do autocuidado”, destaca Cláudia.

Além de debater esse mito grego, o evento abordou também a pandemia e suas consequências para a saúde mental.

AUTOCUIDADO É ESSENCIAL

Cláudia Cruz ressalta que a principal recomendação aos cuidadores tem sido o autocuidado.

“Muitas vezes cuidamos do outro, mas não prestamos atenção aos sinais que nosso próprio corpo emite. Não podemos negligenciar de nossa saúde física e mental”.

Psicóloga Cláudia Cruz

A especialista lembra que a pandemia provocou uma grande mudança na rotina dos cuidadores, que ficaram impedidos de realizar atividades importantes como as de lazer, e sobrecarregados por assumirem os cuidados de forma exclusiva, às vezes sem o apoio de familiares e amigos.

Cláudia recomenda, por exemplo, que o cuidador priorize um tempo durante o seu dia, nem que sejam 30 minutos diários, para fazer algo que gere prazer e o ajude a se desligar um pouco dos cuidados ao paciente. Essa medida simples ajuda a diminuir a tensão e melhora o manejo do estresse e da ansiedade.

“A saída é buscar ajuda psicológica e encontrar maneiras de ocupar o tempo livre com coisas que deem sentido à vida, que fortaleça o indivíduo para que ele possa estar bem e assim manter o cuidado com qualidade”.

Matéria do Informativo da S.O.S. Vida (fev/2021).

CUIDE DE SUA SAÚDE MENTAL

Cláudia Cruz foi uma das palestrantes da Semana do Cuidado na Atenção Domiciliar (2020), promovida pela S.O.S. Vida, onde falou sobre o tema “Cuide de sua Saúde Mental”.

Assista ao vídeo da palestra completa.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 820
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA