Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
01 OUT 2020

Os idosos exigem uma atenção especial nestes tempos de pandemia, pois são uma população vulnerável.

Segundo a médica Marta Simone, gerente da unidade da S.O.S. Vida em Aracaju, os idosos internados em Home Care geralmente possuem alguma doença crônica, fator de risco para o agravamento da doença.

“São muitos pacientes com sequelas e que vão ter mais complicações se forem contaminados”.

A médica lembra que a atenção da família e da equipe de saúde visitadora precisa continuar igual ao primeiro dia da pandemia, com os cuidados de higiene e restrição de visitas ao domicílio.

“Mesmo quem já contraiu o vírus e ficou curado não deve visitar os idosos, pois não existem dados científicos que comprovem que essa pessoa não transmite mais a doença”.

Idosos precisam de atenção especial para evitar a Covid-19 1

Para a Dra. Marta Simone em vez de visitar, o ideal é telefonar, fazer chamada de vídeo e não perder o contato, pois os idosos podem entrar em depressão, caso percam a convivência com os familiares.

As doenças mais comuns de indivíduos nessa faixa etária internados em Home Care são relacionadas ao sistema nervoso central, como sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), doenças neurológicas como ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), pessoas que tiveram parada cardiorrespiratória, doenças oncológicas, entre outras.

Dra. Marta Simone lembra que os pacientes da S.O.S. Vida contam com um protocolo seguro, adotado desde o início da pandemia. A empresa criou um comitê de crise que coordenou a elaboração de um Plano de Contingência para garantir a manutenção de suprimentos e preservar os atendimentos. “Esse grupo se reúne periodicamente para definir as estratégias voltadas à proteção dos pacientes e da equipe”, conclui a médica.

ISOLAMENTO AFETA SAÚDE MENTAL

O Espaço Ativo, em Aracaju, que atende idosos da cidade, também sentiu o impacto da pandemia. De acordo com a médica geriatra Juliana Silva Santana Pereira, as atividades estão restritas a teleconsultas e atendimento em consultório para o controle de doenças já existentes antes do surgimento do novo coronavírus.

Desde março o espaço não está fazendo atendimento em grupo, mas deve retornar em outubro com as medidas de segurança determinadas pelas autoridades sanitárias.

Segundo a Dra. Juliana Silva, o isolamento está afetando a saúde mental dos idosos, principalmente os que já apresentavam declínio cognitivo ou tinham depressão antes da pandemia.

“Eles têm um medo grande de adoecer e morrer, além da preocupação com os familiares que precisam sair para trabalhar”, diz a médica, acrescentando que os idosos estão sentindo falta da rotina, da convivência com os filhos e netos. Ela diz que muitos deles costumavam conversar com o porteiro do prédio, ir ao mercadinho do bairro ou na lotérica, e agora precisam ficar em casa.

“A orientação para as famílias é que não fiquem ligando para dar notícias ruins sobre a pandemia aos idosos, estimulem que eles assistam a programas leves, com mensagens positivas e que resgatem atividades lúdicas, como costura e leitura”, ressalta Dra. Juliana Silva, reforçando que o fundamental é criar uma rotina saudável para eles.

*Matéria publicada no Informativo S.O.S. Vida (set/20). Saiba mais.
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA