Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
25 MAR 2020

O momento de pandemia do Coronavírus que vivemos hoje impõe uma série de desafios em todo mundo.  Apesar dos esforços de diversas nações, ainda não existe um tratamento ou vacina para a Covid-19, portanto, a abordagem mais eficaz tem sido o isolamento social.

Além do isolamento é preciso adotar de forma rotineira hábitos higiênicos que contribuem para evitarmos contrair e passar adiante o vírus, reduzindo assim o contágio da Covid-19.

A medida mais simples e eficaz é, sem dúvida, lavar as mãos com água e sabão da maneira correta.

As mãos tendem a acumular vírus, bactérias e outros microrganismos, e a qualquer momento podemos levá-las em contato com a boca, olhos e nariz, realizando assim uma transmissão e possível contaminação, além disso, corremos o risco de contaminar outras pessoas, através do toque direto ou contato com superfícies (mesas, cadeiras, maçanetas, corrimão) ou objetos compartilhados (teclado, copos, celular, etc).  Lavar as mãos com água e sabão de maneira frequente é com certeza um hábito que devemos adotar”, explica Matheus Todt, infectologista da S.O.S. Vida.

COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE?

Apesar de ser uma tarefa simples é necessária uma técnica correta para que a lavagem das mãos seja feita de forma efetiva.

“Lavar as mãos com água e sabão é uma prática altamente recomendada em toda área de saúde, porém, é preciso utilizar a técnica correta, lavando toda a mão, não só as palmas, incluído, dedos, dorso das mãos, pulsos e punhos.  Essa é considerada uma maneira efetiva de reduzir infecções e transmissões de vírus, como no caso do Coronavírus”, destaca Samanta Campos, supervisora de enfermagem da S.O.S. Vida.

Dr. Drauzio Varella gravou um vídeo bastante didático demonstrando a maneira correta de lavar as mãos com água e sabão.

PASSO A PASSO DE COMO LAVAR AS MÃOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) disponibiliza um protocolo claro para realizar a lavagem das mãos de forma correta.

1.  Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia;

2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para ensaboar todas as superfícies das mãos ;

3.  Ensaboe as palmas das mãos;

4.  Esfregue a palma da mão direita contra as costas da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos;

5.  Entrelace os dedos e friccione os espaços entre cada dedo;

6.  Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem;

7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice- versa), utilizando movimento circular;

8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular;

9. Esfregue o punho esquerdo com o auxílio da palma da mão direita (e vice- versa), utilizando movimento circular;

10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Se precisar, use toalha de papel ou de outro tipo para abrir o registro;

11. Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. Toalhas de tecido podem ser usadas se você for a única pessoal a utilizá-la, mas ainda assim, lave-a a cada dois ou três dias.

Se não houver como lavar as mãos, use álcool gel 70% e siga as mesmas orientações.

ÁLCOOL EM GEL X ÁGUA E SABÃO

Quanto ao álcool em gel, ao contrário do que muitos pensam, ele não substitui a água e sabão. Esse produto é indicado para aquelas pessoas que estão na rua, em transporte público, por exemplo, ou em algum lugar que não tenha como lavar as mãos naquele momento. Assim, o álcool gel atua como um higienizador. 

“Lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos é mais efetivo que o álcool em gel”, defende o infectologista Matheus Todt.

HIGIENE EM TRANSPORTES COLETIVOS

Para quem depende do transporte público e/ou particular, aí vão algumas dicas para diminuir o risco de contaminação por Coronavírus:

1 – Faça deslocamento apenas se necessário. Evite a exposição e disseminação do vírus

2 – Utilize o álcool em gel antes de subir e ao descer do veículo, pois o vírus pode ser transmitido em superfícies

3 – Não leve as mãos ao rosto enquanto não tiver como higienizá-las

4 – Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com o seu antebraço, nunca com as mãos

5 – Dentro do meio de transporte opte por abrir as janelas, se possível. Ambientes totalmente fechados são mais propícios à transmissão

6 – Sempre que possível, mantenha pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas

7 – Higienize objetos pessoais de uso frequente com álcool em gel, principalmente celulares.

8 – Lave bem as mãos ao chegar no seu destino

A LAVAGEM DE MÃOS NA HISTÓRIA DA MEDICINA

Após uma investigação aprofundada em março de 1847, o médico húngaro Ignaz Semmelweis deduziu que os próprios médicos eram responsáveis pelas altas taxas de mortalidade na maternidade do Hospital Geral de Viena.

A teoria de Semmelweis era que os médicos estavam transmitindo material infeccioso de cirurgias anteriores por meio de suas mãos. Ele imediatamente instituiu a exigência de que toda a equipe médica deveria lavar as mãos entre os exames dos pacientes e, como resultado, as taxas de infecção em sua divisão começaram a despencar.

Visto com descrença por seus colegas, o médico terminou seus dias internado em um hospício, porém, hoje ele é lembrado como “o pai do controle de infecções”, pois demonstrou que a lavagem das mãos é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a propagação de doenças.

Ignaz Semmelweis e a lavagem de mãos na história da medicina
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA