fbpx Cuidando dos idosos na epidemia do Coronavírus | Fiocruz | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
27 MAIO 2020

O Coronavírus tem feito vítimas de todas as idades, entretanto, algumas pessoas apresentam fatores que as tornam um grupo de maior risco para quadros mais severos da Covid-19.  

Os idosos que, naturalmente, apresentam o sistema imunológico mais fragilizado encontram-se nesse grupo de risco.

“Podemos destacar dois fatores que tornam os idosos mais vulneráveis a Covid-19. O primeiro é o fator imunológico que vai perdendo sua capacidade à medida que envelhece, propiciando o desenvolvimento de infeções. O segundo fator é a presença de doenças crônicas. Esses dois fatores, comuns em indivíduos idosos exigem cuidados muito mais intensos para evitar o contágio”, explica Dra. Patrícia Espiño, coordenadora médica da S.O.S. Brasília.

Muitos idosos demandam auxílio para realizar suas atividades diárias, diante disto, seus cuidadores – sejam pessoas da família ou profissionais contratados – precisam adotar práticas para intensificar as precauções. Pensando nisso, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lançou uma cartilha com orientações para cuidadores domiciliares de pessoa idosa, no contexto da pandemia do Coronavírus.

O material traz informações voltadas à prevenção do contágio, promoção da saúde e proteção dos direitos sociais.

Leia também: Porque o novo coronavírus é mais perigoso para os idosos?

CONFIRA A CARTILHA COMPLETA

Cuidando dos idosos na epidemia do Coronavírus | Fiocruz 1

Orientações para Cuidadores Domiciliares de Pessoa Idosa na Epidemia do Coronavírus

Preparação para sair à rua e se deslocar ao local de trabalho:

– Se possível, tenha consigo uma declaração de que realiza serviço essencial como cuidadora ou cuidador, emitida pelo seu contratante.

– Separe uma roupa para usar na rua, ou seja, para ir e voltar do seu local de trabalho, e outra para usar no seu local de trabalho.

– Conserve a roupa de trabalho limpa e separada das demais. Atenção, inclusive, aos sapatos.

– Dê preferência para usar o cabelo preso e evite anéis, brincos, piercings, correntes e relógios.

No transporte e em lugares públicos:

– Evite transporte cheio. Prefira aqueles nos quais você poderá ir sentado(a) e sem aglomerações.

– Prefira pagar a passagem utilizando cartão. Caso não seja possível, separe o dinheiro exato, para não precisar pegar troco.

– Lembre-se de manter o dinheiro sempre separado dos seus outros pertences. O vírus também se aloja em moedas e notas.

– Procure manter distância de pelo menos um metro de outras pessoas e evite cumprimentar colegas ou conhecidos com abraços ou beijos.

– O álcool 70%, líquido ou em gel, pode ser utilizado para higienização das mãos durante o seu deslocamento. Se possível, tenha com você um pequeno recipiente, para poder se higienizar com frequência.

Ao chegar na moradia da pessoa idosa:

– Antes de ter contato com a pessoa idosa, faça a sua higiene e vista a roupa de trabalho. Se puder, tome um banho. Ou então, lave cuidadosamente as áreas expostas, sobretudo mãos, antebraços, pescoço e rosto.

– Dê preferência à toalha de papel para a secagem das mãos, ou utilize uma toalha limpa, levada por você ou fornecida pela família, somente para o seu uso.

– Não se esqueça de higienizar também os óculos, celular e objetos de uso pessoal que poderão ser manuseados durante o seu turno de trabalho.

– Se possível, limpe os sapatos em pano embebido em solução de água com água sanitária ou álcool 70%. Ou então, leve um calçado para usar somente no ambiente de trabalho.

– Guarde, em uma bolsa plástica própria, a roupa da rua e deixe seus pertences em um local específico da casa, preferencialmente separado da área de convivência da pessoa idosa.

Ao cuidar da pessoa idosa:

– Tente manter o ambiente fresco e ventilado.

– Quando não estiver realizando tarefas que exijam contato físico, mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância da pessoa idosa. Se precisar alimentá-la, evite posicionar-se na sua frente.

– Higienize as mãos antes de preparar alimentos e não compartilhe toalhas, talheres, louças e copos com a pessoa idosa.

– Lavagem das mãos: água e sabão costumam ser suficientes para eliminação do vírus. Ao lavar as mãos, lembre-se de fazer bastante espuma e deixar o sabão por pelo menos 20 segundos em contato com a pele. Além das palmas das mãos, não se esqueça de esfregar entre os dedos, os dorsos de ambas as mãos, em volta dos polegares, debaixo das unhas e nos punhos.

– É importante que sejam higienizadas as superfícies com as quais você e a pessoa idosa tenham contato frequente, tais como barras de apoio, maçanetas, cadeiras, interruptores, controles remotos, puxadores e outros.

– Se sentir vontade de tossir ou espirrar, cubra a boca com o cotovelo e, em seguida, higienize-o.

– Evite dar abraços e beijos na pessoa idosa. Pense em outras formas de demonstrar o seu afeto.

– Se a pessoa idosa estiver com suspeita de Covid-19, o uso de máscaras deve ser realizado em todas as situações de cuidado. Nesses casos, é recomendável também que a pessoa idosa fique em ambiente separado na casa, quando possível.

Ao retornar para a sua casa:

– Ao chegar na sua residência, observe os mesmos cuidados utilizados no local de trabalho: higienize os sapatos ou deixe os do lado de fora; coloque sua bolsa em um local separado; tome banho; higienize óculos, celulares, chaves e demais objetos manuseados.

– Lave a roupa de rua em separado das demais, assim como a roupa de trabalho.

– Caso tenha feito compras, higienize as embalagens antes de guardá-las.

– Lembre-se de se manter hidratado(a), bem alimentado(a) e de dormir bem.

A cartilha conta, ainda, com orientações de como é possível estimular o idoso para que se comunique com amigos e familiares utilizando os meios tecnológicos, e até mesmo se movimentar em um ambiente protegido, o que pode minimizar os efeitos do isolamento social na saúde física e mental do assistido.

Baixe aqui a cartilha completa: Orientações para Cuidadores Domiciliares de Pessoa Idosa na Epidemia do Coronavírus

Fiocruz lança cartilhas para orientar profissionais de saúde

Fiocruz lança cartilhas para orientar profissionais de saúde

Além da cartilha para Cuidadores de Idosos, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lançou também outros 03 materiais com orientações para profissionais da saúde com cuidados para lidar da melhor forma com a pandemia de COVID-19:

O que mais podemos saber sobre o novo coronavírus e a Covid-19? – o material busca orientar os agentes de saúde no trabalho educativo com a população, principalmente nas questões relacionadas à transmissão, na busca ativa de casos suspeitos e na identificação e acompanhamento de pessoas com agravos.

Ferramenta de bolso para agentes de saúde e cuidadores na ativa em defesa da vida na epidemia Covid-19 – voltada para trabalhadores da saúde que estão diretamente na luta contra o coronavírus.

Orientações para Agentes Comunitários de Saúde no enfrentamento à Covid-19 – trazendo informações para agentes comunitários de saúde

“Uma vez que as pessoas entendam melhor como acontece a transmissão desse vírus, elas podem se prevenir da melhor forma contra ele. E, com isso, podem adotar e recomendar medidas eficazes para impedir ou dificultar essa transmissão e, assim, proteger a si, sua família, e a comunidade”, explica Vera Joana Bornstein, professora-pesquisadora da EPSJV/Fiocruz.

Leia também: O papel do Home Care em meio à pandemia
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA