17 de abril de 2021

Projeto Para Praia: A alegria do banho de mar

Já fazia quase 15 anos que o jovem A.A.B., de 33 anos, não vinha à praia.

Diagnosticado aos 10 anos com NPC, ele teve a oportunidade de, junto com o pai e a mãe, tomar um banho no mar de Ondina no último sábado (8), no projeto Para Praia.

Acompanhado por uma equipe multidisciplinar da S.O.S. Vida, Adenilton pôde voltar a sentir a água do mar mais uma vez, uma alegria também para o pai, André Barreto, e para a mãe, Maria Barreto.

“É muito importante esse momento para ele. Além disso, recebemos muita atenção da equipe da S.O.S. Vida. Esperamos poder vir outras vezes”, disse o pai.

Projeto Para Praia
Crédito da Foto: Bruno Concha/Divulgação/Secom

A experiência proporcionada pelo banho de mar traz benefícios ao paciente e impacta também a família, conforme explica a supervisora de Fisioterapia da S.O.S. Vida, Andréa Couto.

“Ações de interação social promovem integração entre as famílias que possuem parentes com limitação. É uma forma de sair da rotina de estar o tempo todo vivendo a doença, e traz a de liberdade, alegria e prazer”, destaca a fisioterapeuta.

Segundo ela, pacientes de diferentes perfis têm a oportunidade de participar da ação.

“Temos pacientes traqueostomizados, com ventilação mecânica, de cuidados paliativos, pacientes pediátricos. Todos eles recebem autorização dos médicos e são acompanhados por nossos fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além da família”, conclui Andréa.

LEIA TAMBÉM: Projeto Para Praia: Cada ano uma nova história e uma nova emoção

CARACTERÍSTICAS DO NPC

O NPC (Niemann Pick tipo C) é uma doença degenerativa, de difícil diagnóstico, que causa danos às células nervosas e leva a sintomas neurológicos, como dificuldade e/ou incapacidade de se movimentar, por fraqueza muscular súbita, dificuldade de engolir, fala arrastada ou irregular, declínio intelectual progressivo, entre outros.

PARCERIA COM O PARA PRAIA

O projeto Para Praia é uma parceria Público Privada com a prefeitura e várias empresas particulares. Quem chega ao local, seja de ambulância ou levado por algum familiar ou amigo, encontra um piso tátil sobre a areia, feito de borracha, que facilita a locomoção das cadeiras de rodas.

A iniciativa disponibiliza ainda boias para permitir a flutuação e macarrões de espuma, que servem para dar estabilidade ao tronco no mar. A cadeira anfíbia, com rodas de plástico, é que permite o banho.

Deixe um comentário