17 de abril de 2021
Coronavírus: não deixe o vírus entrar na sua casa
Covid-19 é a doença infecciosa causada pelo Coronavírus, com sintomas muito parecidos com gripe – febre, cansaço, tosse e dificuldade de respirar.
O Coronavírus é transmitido principalmente pelas gotículas liberadas pela tosse e espirro. Porém, a transmissão também pode acontecer por meio do contato físico com as mãos de quem está infectado ou superfícies e objetos contaminados (mesa, cadeira, corrimão, teclados, etc).
“É importante destacar que, apesar de não termos tratamento específico para a Covid-19, a grande maioria das pessoas que fica doente se recupera. Ainda assim, trata-se de uma doença séria e altamente infecciosa, que traz riscos para idosos e pessoas com doenças crônicas (diabéticos, hipertensos e doenças respiratórias crônicas). Por isso, é necessário redobrar os cuidados para não transmitir a doença para esses grupos de risco”, explica o pneumologista Edgard Passos, coordenador médico da S.O.S. Vida.
Isolamento Social
Aumentar os cuidados com a higiene e adotar o isolamento social tem sido as principais recomendações das autoridades de saúde em todo mundo para conter a propagação do vírus.
A grande maioria dos pacientes infectados com o Coronavírus não apresenta sintomas, o que dificulta a contenção da doença, já que o portador do vírus desconhece que está doente e continua a infectar pessoas ao seu redor. Por isso, evitar sair de casa e limitar o contato social mostra-se uma estratégia efetiva para reduzir o contágio.
“Apesar de difícil, o isolamento é uma medida necessária. Em países como a Itália, por exemplo, foram mais permissivos no início e agora vivem um caos com altos índices de mortalidade causados pela Covid-19. Já na Coreia do Sul, onde as medidas de isolamento foram mais firmes, a epidemia está quase acabando”, destaca Matheus Todt, infectologista da S.O.S. Vida
Na Itália, em menos de 60 dias após o diagnóstico do primeiro caso no país, registrou-se 41.035 casos e 3.405 mortes – superando até mesmo a China em número de óbitos.
Entretanto, o isolamento domiciliar também exige cuidados, como adotar uma rotina específica de higiene.
Etiqueta em casa: como deixar o vírus da porta para fora
Algumas dicas simples devem ser adotadas na rotina de todos que habitam o domicílio para tornar mais efetiva as medidas de prevenção.
– Ao voltar para casa, não toque em nada antes de se higienizar.
– Se não puder lavar as mãos antes de entrar, evite tocar nas coisas antes de lavar as mãos.
– Lave as mãos assim que fechar a porta e sempre que tocar em maçanetas. Não toque em nada sem estar com as mãos limpas
– Os calçados devem ser tirados antes de entrar em casa e ficarem, preferencialmente, em uma área externa.
– As roupas devem ser tiradas assim que chegar e colocadas em uma sacola plástica no cesto de roupas.
– Se possível, tome banho assim que chegar.
– Óculos devem ser higienizados com mais frequência.
– Relógios, anéis, pulseiras e outros acessórios que fiquem em contato com as mãos e os braços devem ser evitados.
– Bolsas, pastas, sacolas e produtos que venham da rua precisam ser higienizados com papéis absorventes ou panos descartáveis
– Objetos da casa que são manipulados por mais de uma pessoa ou com muita frequência, como controle remoto, celular, teclado do computador/notebook, devem ser limpos com desinfetantes ou álcool.
– Evite compartilhar objetos pessoais como celular, óculos e outros acessórios.
– Evite usar a toalha de rosto para secar as mãos, mesmo que você more sozinho. Caso não queira/possa compra lenços de papel, separe uma toalha apenas para as mãos e a troque com frequência.
– Sempre que possível, mantenha as janelas abertas e o ambiente arejado o maior tempo possível, pois o sol ajuda a matar o vírus nas superfícies.
– Se for passear com seu animal de estimação, tente evitar que se esfregue contra superfícies externas. Desinfete as patas deles quando retornar para casa.
– Evite usar dinheiro. Se for necessário utilizar, higienize as mãos imediatamente.
– Não toque no seu rosto antes de higienizar suas mãos.
– Evite utilizar o transporte público. Quando não for possível, higienize as mãos ao entrar e sair dos veículos.
– Leve lenços descartáveis e use-os para tocar as superfícies. Descarte o lenço em um saco fechado dentro da lata de lixo.
– Higienize as mãos após tocar em qualquer objeto ou superfície.