fbpx Generosidade e solidariedade na pandemia: os benefícios à saúde | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
22 ABR 2021

A solidariedade e a generosidade são dois comportamentos que têm tido papel importante no combate às diferentes consequências geradas pela pandemia, entre elas o aumento da desigualdade social. O ato de fazer o bem, que já era importante, tornou-se essencial.

Além de criar uma crise sanitária, a pandemia da Covid-19 provocou uma crise econômica que fez acentuar a desigualdade, deixando muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesse cenário, organizações sem fins lucrativos exercem um papel importante ao desenvolver ações voltadas as pessoas mais necessitadas, como distribuição de cestas básicas e refeições, em um exemplo claro de solidariedade.

Além dos benefícios práticos que essas atitudes provocam – trazendo um alento às pessoas vulneráveis e alterando positivamente a realidade social – estudos apontam que fazer o bem para o outro é algo benéfico à saúde.

Em sua participação ao programa Mosaico Baiano (Redebahia/Globo), a psicóloga Claudia Cruz explicou como os atos generosos afetam nosso bem-estar de maneira muito positiva.

Cláudia Cruz fala sobre benefícios da solidariedade e generosidade
Assista à matéria completa em: Projeto social Patrulha do Bem ajuda pessoas sem renda e em situação de rua

Benefícios à saúde

O programa abordou a atuação de pessoas que realizam ações solidárias no contexto da pandemia – ou até mesmo antes dela – e os benefícios à saúde gerados por elas, conforme indicam algumas pesquisas da área de saúde do corpo e da mente.

“Estudos mostram que ações altruístas estimulam a liberação dessas substâncias antiestressantes [ocitocina e dopamina]. E sem sombra de dúvida ativam os circuitos de recompensa do cérebro, que está relacionado a sensação de prazer, combate a depressão, melhora o sistema imunológico e cardiovascular“, explica a profissional.

Generosidade e solidariedade na pandemia: os benefícios à saúde 1
Leia também: Brasileiro é o povo que mais sente solidão na pandemia, aponta pesquisa

Claúdia Cruz explicou que até mesmo um simples gesto já é bem-vindo, e tornar gestos solidários parte da rotina faz com que os benefícios se mantenham por um tempo maior.

A realidade do outro é transformada através de uma atitude nossa. Isso ajuda com que a gente se sinta mais independente, autoestima melhor e eu me sinto útil“, finaliza.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 820
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA