Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
30 JUN 2020

A prática da alimentação saudável é constantemente indicada por especialistas, porém, em tempos de pandemia, adotar uma dieta balanceada é imprescindível para fortalecer o sistema imunológico.

A prática do isolamento social como forma de barrar o avanço do número de infectados pelo novo coronavírus tem provocado mudanças nos hábitos das pessoas. Uma dessas alterações ocorre no aspecto alimentar, que precisa receber uma atenção especial no momento em que vivemos.

Em participação ao programa de rádio “Manhã Excelsior”, Edneuza Nascimento, nutricionista da S.O.S. Vida, explicou que, durante a pandemia muitas pessoas podem estar transferindo o estresse e a ansiedade sentidos para o consumo de alimentos que, por muitas vezes, são inadequados, como pães, bolos, biscoitos, massas e alimentos de padaria. O consumo desses alimentos em excesso é maléfico para o organismo.

“Esses alimentos alimentam microrganismos que são inadequados para nossa microbiota, gera inflamação, gera obesidade e gera uma série de doenças que mais tarde vamos sentir o impacto”, explica a profissional.

Ouça a matéria completa com o apresentador Fernando Cabus.

S.O.S. Vida · Alimentação e Quarentena, entrevista com Edneuza Nascimento

Faça boas escolhas

O consumo de alimentos menos nutritivos ocasionalmente não é desaconselhado, contudo, dado ao atual cenário em que vivemos, é importante buscar manter uma prática alimentar rica em alimentos que ajudem a fortalecer o sistema imunológico.

“[…] frutas, verduras, tubérculos, chás, água, sucos, mas com frutas de verdade e principalmente alimentos crus. Os alimentos crus são fontes de nutrientes que são muito importantes para o reforço do nosso sistema de imunológico. São fontes de vitamina C, vitamina A, zinco, selênio. São fontes dessas vitaminas e minerais que são muito importantes para manter nosso sistema imunológico reforçado e evitar infecções virais e bacterianas”, orienta a nutricionista.

Uma forma de consumir alimentos como bolos, pães e biscoitos de forma mais saudável é substituindo os ingredientes utilizados para produção desses produtos.

“Por exemplo, você vai substituir a farinha de trigo por uma farinha de milho, vai substituir por uma farinha de amêndoas, por uma farinha de amendoim. Vai gerar seus bolos, pães, biscoitos e cookies de uma forma mais saudável”, aconselha Edneuza.

Alimentação saudável na quarentena

A profissional destacou que atualmente o maior vilão da alimentação é o açúcar, especialmente o contido em alimentos que, ao serem consumidos, rapidamente transformam-se em açucares no organismo, como os comercializados em padarias que são a base de farinha de trigo.

“O que a gente precisa hoje é procurar observar a nossa alimentação, fazer uma alimentação consciente, porque ao fazer essa alimentação consciente estamos preservando nosso estado saudável. Porque não devemos só cuidar quando estamos doentes, devemos prevenir doenças. E como a gente previne? Principalmente através da nossa alimentação”.

A nutricionista explica que o lixo doméstico pode ser um bom indicativo dos nossos hábitos alimentares. É preciso observar se, ao fim do dia, ele tem mais embalagens ou cascas. Quando houver mais cascas do que embalagens, é um sinal de que, naquele dia, consumimos alimentos crus, mais saudáveis e ricos em nutrientes, o que é benéfico para o organismo e, portanto, para o sistema imunológico.

Leia também: Alimentação e hábitos saudáveis fortalecem sistema imunológico durante isolamento

EBOOK CORONAVÍRUS

Os sintomas da Covid-19 e recomendações sobre o tratamento da doença estão detalhados em um ebook produzido pela S.O.S. Vida para orientar sobre cuidados e medidas de prevenção ao novo Coronavírus.

Ebook com orientações e cuidados com o Coronavírus na Atenção Domiciliar

Baixe o ebook: Coronavírus: Orientações e Cuidados na Atenção Domiciliar

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA