Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

Farmacia

   S.O.S. Vida promove o uso racional dos medicamentos em internação domiciliar

Os pacientes atendidos pela S.O.S. Vida dispõem de um serviço que garante a segurança total dos medicamentos ministrados. Trata-se da Atenção Farmacêutica, na qual um farmacêutico, em colaboração com outros profissionais de saúde, desenvolve ações para promover o uso racional dos medicamentos e manter a efetividade e segurança do tratamento, sempre através do compartilhamento de dados e decisões.

Conforme explica a farmacêutica da S.O.S. Vida, Raquel Dósea, o serviço é iniciado com a análise da prescrição na admissão do paciente, no qual são verificados dados como padronização, dose, posologia e prazos. Em seguida, o indivíduo é encaminhado para o procedimento de internação, com a realização da análise de interação medicamentosa, por meio de um banco de dados integrado ao sistema da empresa. Na sequência, é realizada a visita domiciliar e educação continuada do paciente e da família, juntamente com equipe multidisciplinar. Aliado a esse processo, acontece a análise de reação adversa a medicamento, desenvolvido por investigação através das notificações dos profissionais de saúde.

Raquel explica que na S.O.S. Vida a base para essa atuação é o chamado Método Dader, desenvolvido em Granada (Espanha). “Esse método reúne um conjunto de ações, promovidas por um farmacêutico, em colaboração com outros profissionais da saúde”.

O tema foi debatido em Salvador durante o VIII Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, que reuniu, entre os dias 25 e 27 de novembro de 2011, profissionais de destaque nacional e internacional. No evento, foram apresentados assuntos e tendências para a atualização profissional dos farmacêuticos hospitalares e em serviços de saúde.

Um dos palestrantes foi o farmacêutico Marc Stresser, fundador da Liga Acadêmica de Farmacoterapia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No que se refere ao serviço de internação domiciliar, ele explica que a atuação do farmacêutico pode ser realizada diretamente com o paciente, mas também na interação com os outros profissionais de saúde. “Eles podem alertar, por exemplo, sobre alergias a medicamentos que o paciente possui, ou avisando que ele não se adaptou a algum esquema terapêutico”, afirmou.

Raquel Dósea, que também participou do evento, reforçou a importância do trabalho em conjunto. “O farmacêutico não pode trabalhar sem uma equipe multidisciplinar. Todos trabalham em prol do paciente para melhorar a sua qualidade de vida”, avaliou.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA