Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

barradao

Portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), Isaías Leone assistiu ao duelo contra o Ceará dentro do Barradão com todo o apoio da S.O.S.Vida

“Ver esse jogo do Vitória e participar desse momento histórico foi o maior presente que eu podia ganhar”. Com essas palavras, o ex-auxiliar de escritório, Isaías Leone, 45, explicou a emoção que sentiu ao participar da festa do rubro-negro baiano, que garantiu o acesso para a série A do Campeonato Brasileiro em 2013. Portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que acomete o sistema nervoso, Leone, que é torcedor fanático do Vitória, foi ao estádio Manoel Barradas (Barradão), no último sábado (24). A ação contou com toda a estrutura necessária na ambulância da S.O.S.Vida, que foi busca-lo em sua casa, no Engenho Velho da Federação.
Há mais de dois anos, Leone é paciente do serviço de Home Care (Internação Domiciliar) da S.O.S.Vida, onde é assistido por uma equipe multidisciplinar de profissionais. A ida ao Barradão surgiu após ele manifestar interesse ao fisioterapeuta José Carlos Júnior. “A partir daí, toda a equipe se mobilizou para realizar esse desejo dele”, revela Júnior. Simpático e bem humorado, Leone, que é casado e tem três filhos, só agradeceu pela oportunidade. “Agradeço a Deus, a minha família, e a toda essa equipe maravilhosa da S.O.S.Vida, que me deu essa chance de ver meu time subir de novo, e mostrou que mesmo com essa doença a gente pode fazer tudo”, disse, emocionado.
Para o diretor médico da S.O.S.Vida, José Espino, que participou da ação, isso faz jus a uma das palavras-chaves da empresa: humanização. “É uma maneira de trazermos ele para participar, de alguma maneira, do dia a dia, já que é um paciente com perda de autonomia muito grande devido a doença”, explica. Espino exalta também que a ida de Leone ao estádio foi um pedido da equipe que o acompanha, sendo prontamente atendido. “Avaliamos o local onde ele iria ficar e não hesitamos em atender, porque nosso foco é favorecer a cooperação e a solidariedade, e exercer isso nos dá uma satisfação e prazer muito grandes”, pontua.
Marcos Leone, 42, irmão de Isaías, também acompanhou a iniciativa. “Foi maravilhoso e muito importante para ele. É um momento único, um presente que ele jamais vai esquecer e que vai ficar guardado na memória de todos nós e nas imagens para sempre. Além disso, agradecemos muito à S.O.S.Vida pois nunca teríamos condições de realizar esse desejo dele”, afirma. A ação de levar Isaías Leone ao Barradão contou também com a presença da enfermeira Séfora Fontes, do técnico em Enfermagem, Sérgio Marques, do técnico em Manutenção, Gilmar Souza, e do motorista, Elias Henrique.

A doença
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença que acomete o sistema nervoso, até o momento irreversível, e que incapacita o portador à medida que avança. A pessoa sente dificuldades de se locomover, comer e falar. Além disso, perde a habilidade dos movimentos, inclusive das próprias mãos, e não consegue ficar de pé por muito tempo pois a doença afeta toda a musculatura.
Como não atinge as suas capacidades intelectuais, o paciente percebe tudo que acontece a sua volta, e vivencia, lucidamente, a doença e a sua progressão, havendo, porém, dificuldades de comunicação com outras pessoas, caso já exista comprometimento dos músculos da fala. Ainda não existe um tratamento eficaz ou cura, por isso os cuidados paliativos são muito importantes para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA