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A qualidade do cuidado é um importante critério quando se fala em assistência à saúde. Com diferenciais no atendimento à pacientes, o Home Care (internação em domicílio) tem apresentado crescimento de procura justamente pela sua forma de cuidado, exercido de maneira individualizada e no conforto do lar dos pacientes, que tem a possibilidade de continuar o tratamento fora do ambiente hospitalar.

Para falar sobre a importância da qualidade na assistência à saúde e os benefícios gerados pelo Home Care, entrevistamos Heleno Costa Junior, que é Mestre em Avaliação de Sistemas e assessor da Superintendência do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) associado da Joint Commission International (JCI) – empresa líder mundial em certificação de organizações em Saúde –.

Professor Heleno será um dos palestrantes do 3º Encontro de Home Care, que acontecerá no dia 29 de novembro, em Aracaju/SE. O evento será promovido pela S.O.S. Vida, empresa que existe há mais de 30 anos e é pioneira em Home Care no mercado da Bahia, com atuação em Sergipe há 10 anos. A S.O.S. Vida é a única empresa no Norte e Nordeste com certificado de Acreditação da Joint Commission International (JCI).

 

A seguir, confira a entrevista:

1 – De que forma a qualidade influencia o tratamento de saúde de pacientes?

Heleno Costa: Influencia de forma direta e decisiva. Prestar assistência sem prever e executar as ações com base em parâmetros de qualidade, proporciona que eventos adversos, erros e outras situações inadequadas ocorram nas distintas etapas do tratamento. Referências como efetividade, eficiência e eficácia, descritas por Avedis Donabedian, são elementos que devem ser previstos para que o paciente receba o melhor nível de cuidado possível, conforme suas condições e os recursos da instituição onde esteja seja atendido. Qualidade pressupõe planejamento, execução ordenada e ainda o devido monitoramento dos resultados.

 

2 – Quais parâmetros de qualidade são adotados na assistência à saúde?

Heleno Costa: Existem diferentes parâmetros que podem ser adotados. É fundamental que se estabeleça um modelo ou metodologia de gestão da qualidade e, a partir disto, definir quais parâmetros adotar. Exemplo é a metodologia de acreditação, que utiliza padrões de referencia, nacionais ou internacionais. Esses padrões abordam temas como metas de segurança, educação profissional, direitos, avaliação e cuidados do paciente, gestão e uso de medicamentos, prevenção e controle de infecções, indicadores clínicos e assistenciais, entre outros. A aplicação dos padrões é feita de forma abrangente e alcança todas as unidades ou setores da instituição de saúde, que podem ser de perfil hospitalar, domiciliar, ambulatorial, transporte, etc.

 

3 – Quais são os principais desafios e possíveis soluções para o alcance da qualidade na assistência?

Heleno Costa: Os desafios estão relacionados com o grau de complexidade e de tipos de serviços ou de cuidados prestados. Também têm relação com dificuldades, a inexistência ou ineficiência de métodos ou processos estabelecidos de gestão de qualidade. Pessoas com capacitação e experiência em gestão de qualidade são elementos fundamentais para propor, prever, planejar e implementar processos e ações voltadas para garantir a qualidade assistencial. Atualmente, instituições de saúde consideradas com elevado grau de qualidade, têm equipes de qualidade com profissionais com dedicação exclusiva à gestão dessa área, o que é entendido como uma solução que dá sustentabilidade na prestação de melhor assistência possível aos pacientes.

 

4 – Quais são as principais diferenças de cuidado em hospital e em Home Care?

Heleno Costa: A principal diferença seria o local da prestação da assistência. Com o avanço de processos, procedimentos e também de tecnologias, o cuidado em home care avançou de forma significativa, possibilitando a diversificação do atendimento à pacientes com maior nível de complexidade. No entanto, as exigências relacionadas com a gestão da qualidade nesse ambiente, se assemelham com aquelas aplicadas aos hospitais. Pode utilizar como exemplo, a gestão e o uso de medicamentos, a prevenção e o controle de infecções, adoção de indicadores clínicos e assistenciais, assim como a capacitação de profissionais, sejam assistenciais, gestores ou administrativos.

 

5 – Quais são os principais benefícios gerados pelo cuidado em domicílio?

Heleno Costa: Essencialmente estão relacionados com a oportunidade e a possibilidade de manter o paciente junto de sua família, o que propicia humanizar e personificar o tratamento, além de eliminar potenciais meios de contaminação ou propagação de infecções que são possíveis no ambiente hospitalar. O fato do paciente e família contar com profissionais dedicados em seu próprio domicílio, garante um cuidado individual e com maior atenção à detalhes de suas condições e necessidades, o que em um ambiente hospitalar é mais difícil de ser realizado. O cuidado em domicílio também tem alcançado novos patamares no atendimento à pacientes em fases ou etapas de cuidados paliativos, o que vem ao encontro do preconizado por protocolos e parâmetros nacionais e internacionais, que indicam o atendimento à aspectos de humanização, compaixão e individualização desse cuidado, junto de familiares do paciente.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

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