Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

plano

Pesquisa mostra que internação hospitalar é mais onerosa

Enquanto o custo do paciente/dia internado em um hospital chega, em média, a R$ 1.576,92, o custo com internação domiciliar é de R$ 908,81. Esta é um das conclusões da pesquisa nacional realizada pela Unidas (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) em 2011 envolvendo instituições de todo o Brasil.

De acordo com Cleudes Cerqueira de Freitas, diretor administrativo-financeiro da ASFEB (Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia), esses números refletem a realidade do mercado hoje. As empresas do segmento de saúde suplementar precisam se preocupar com o custeio e no caso dos pacientes idosos (acima de 60 anos), “o Home Care é uma opção humanizada e que traz mais conforto ao beneficiário do que a internação hospitalar”.

Cleudes lembra que 26% dos aproximadamente 6 mil beneficiários da ASFEB Saúde são idosos, sendo três deles centenários. O dirigente destaca que uma equipe multidisciplinar da ASFEB assiste o beneficiário e busca transmitir às famílias as vantagens da internação domiciliar, mostrando que há uma redução do risco de infecção hospitalar, além do carinho e afeto que o paciente tem no seio familiar.

Segundo Cleudes, de 20% a 30% dos segurados da ASFEB elegíveis para internação estão hoje em Home Care. “Não faz sentido um paciente permanecer internado em um hospital apenas para concluir um ciclo de antibiótico, que pode ser realizado em casa, principalmente pela escassez de oferta de leito hospitalar”, destaca.

O diretor da ASFEB ressalta ainda que às vezes por falta de informação algumas famílias não aceitam bem a opção da internação domiciliar, sobretudo porque precisam assumir responsabilidades no processo: ter que contratar um cuidador, ou eleger um familiar para assumir esta responsabilidade.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA