Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

jojojo

A implantação de um processo de qualidade numa instituição de saúde só acontece efetivamente se houver um envolvimento de todos, incluindo a alta direção. Esta foi uma das conclusões da I Jornada Nacional de Atenção Domiciliar – JONAD, evento promovido pela S.O.S. Vida e realizado nos dias 8 e 9 de agosto, no Hotel Othon, em Salvador.

Com a presença de especialistas de todo o Brasil, a Jornada contou na abertura com o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, que falou do crescimento da Atenção Domiciliar na rede pública de saúde da Bahia e lembrou que o trabalho pioneiro do governo serviu de modelo para a política nacional do setor.

O evento teve um público médio de 200 pessoas, que participaram ativamente das discussões e atividades paralelas. Na opinião da farmacêutica Vanderlina da Paz, o evento acrescentou muito à sua atividade no Hospital Geral do Estado (HGE). “O conteúdo das palestras me agradou muito, assim como a preocupação dos palestrantes em enfatizar a importância de se buscar sempre a qualidade nos processos da área de saúde”.

Segundo o diretor médico da S.O.S. Vida, José Espiño, a JONAD serviu para aprofundar as discussões sobre vários temas, entre eles a desospitalização. “A Atenção Domiciliar veio para ficar”, afirma, lembrando que a falta de leitos hospitalares e o maior acesso da população aos convênios de saúde, só reforçam essa realidade.

Para o diretor executivo da S.O.S. Vida, Edmundo Ribeiro, que participou como mediador de algumas conferências da JONAD, o evento serviu para mostrar que o setor de Home Care na Bahia está cada vez mais presente na vida das pessoas e que a qualidade é que vai ser determinante para a sobrevivência das empresas. “Por isso a S.O.S. Vida buscou a certificação e hoje é a segunda empresa de Home Care do País e a primeira do Norte/Nordeste a obter o selo de acreditação internacional emitido pela JCI (Joint Commission International)”, destacou Edmundo.

Durante dois dias, além da desospitalização, foram debatidos temas como controle de infecção, cuidados paliativos, gestão da qualidade e inovação tecnológica. Participaram nomes como Heleno Costa, do Consórcio Brasileiro de Acreditação; a médica Claudia Burlá, da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos; o médico Cleyton Angelelli, do Hospital Albert Einstein; o vereador paulista Paulo Frange, autor de lei voltada para a desospitalização, entre outros.

Participaram, na plateia, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, cuidadores, gestores das operadoras de planos de saúde e de hospitais.

O evento contou com o apoio institucional da Associação Bahiana de Medicina (ABM).

Trabalhos científicos
Além das palestras e debates, o público que foi à JONAD pôde ver de perto trabalhos científicos apresentados em forma de pôster no intervalo da programação. Ao final do evento, os três melhores foram premiados, assim como um quarto trabalho que recebeu menção honrosa.

A médica da S.O.S. Vida Lucimar Ferro e a psicóloga Silvia Viodres foram responsáveis por anunciar os vencedores. A menção honrosa foi para o trabalho “Comparativo entre Braden e Prevalência de Úlceras por Pressão em Atenção Domiciliar”, de Ivna Cavalcante, Ana Paula Costa, Carla Santos e Vannesck Santana.

O terceiro lugar foi para o trabalho “Interações medicamentosas representam as maiores intervenções farmacêuticas na S.O.S.Vida”, apresentado por Jaqueline Matos de Carvalho e Jemima Carneiro Rios.

Quem ficou com o segundo lugar foi o trabalho “Implantação de gestão logística no programa ‘Melhor em Casa’ do Hospital Municipal Cidade Tiradentes (OSS – Santa Marcelina)”, cujo prêmio foi para o médico Bruno Alves e equipe.

E o primeiro lugar foi para o trabalho “Terapia empírica em um Home Care de Salvador – Bahia”, de Áurea Paste, Jaqueline Suzan Freitas e Tadeu Xavier.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA