Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

“A vida é um ciclo. Quem cuida hoje, amanhã será cuidado.” Foi assim que a médica Christina Ribeiro, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, relacionou sua palestra com o tema da II Jornada Nacional de Atenção Domiciliar (JONAD), realizada no Hotel Pestana, em Salvador, nos dias 30 e 31 de julho.

Com o tema “Ciclo do Cuidar: Tendências e Desafios do Home Care”, o evento, promovido pela S.O.S. Vida, reuniu especialistas de todo o Brasil para debater o assunto sob vários aspectos, como transição segura, envelhecimento da população e gestão de leitos.

A abertura teve a presença do presidente da S.O.S. Vida,o médico José Espiño; o presidente do Cremeb,Dr. José Abelardo de Menezes; a enfermeira conselheira do Coren, Neuranides Santana; a gerente de Atenção Domiciliar da S.O.S. Vida, Isabella Napoli; e a gerente da filial de Aracaju, Dra. Marta Simone.

A palestra inicial ficou a cargo da médica Christina Ribeiro, que abordou, entre outros aspectos, a questão das doenças crônicas nos idosos. Segundo ela, o Brasil não está preparado para essa realidade. “Internar as pessoas com doenças crônicas no hospital não é a solução”, afirmou a médica, reforçando que o nosso sistema de saúde não está preparado para atender a esse contingente de idosos.

A médica acredita que a Atenção Domiciliar é um elo importante nesse sistema, pois viabiliza tanto a desospitalização, como a diminuição no risco de infecção hospitalar, humanização do cuidado, garante uma sensação de bem estar e segurança e causa menos estresse.

A enfermeira Cláudia Laselva, também do Hospital Albert Einstein, complementou a palestra de Dra. Christina, abordando como é feito o monitoramento do fluxo dos pacientes na instituição, destacando que a adesão dos médicos é determinante para o sucesso do programa.

O evento teve ainda outros debates e apresentações interessantes, como uma mesa que discutiu a infecção e o ciclo do controle, com os médicos Antônio Bandeira e Áurea Paste. Aconteceu ainda um debate sobre a judicialização do setor e outra sobre a “Responsabilidade do Cuidar: da admissão à alta”, com profissionais da equipe multidisciplinar da S.O.S. Vida.

A Jornada foi encerrada pelo filósofo e professor da UFBA José Antônio Saja, que fez várias relações entre o mundo do conhecimento filosófico e o cuidar. Segundo ele, o cuidado com o outro não é só uma competência técnica, mas política, ética, emocional e espiritual. Saja lançou várias questões para o público refletir e ao final foi aplaudido de pé, fechando com chave de ouro o ciclo de palestras.

 

Curso sobre opióides

 

Este ano a novidade foi a Pré-Jornada, na manhã do dia 30, como tema “Opióides na Prática Clínica”. Voltada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos, o minicurso teve a participação dos médicos Franklin Santana Santos, Durval Kraychete e Rômulo Meira, além da enfermeira Mirthis Sento Sé, mostrando que a hipodermóclise pode não só ser utilizada na hidratação, como também nestas drogas e outras para aliviar sintomas.

Como na edição passada da JONAD, os melhores trabalhos científicos apresentados durante o evento foram premiados. Os vencedores foram Rafael Lima, farmacêutico da empresa, com o tema “Uso de drogas adequadas por SNF”, e Dra. Áurea Paste, com o trabalho “Uso adequado de Antibíoticoterapia em Home Care”.

Para Margarida Neves, médica do Hospital São Rafael e professorada UFBA, as palestras foram de alto nível, sobretudo as proferidas pelos profissionais do Hospital Albert Einstein. “É uma instituição de ponta no Brasil, uma das melhores em termos de gestão”, disse.

Ao final da Jornada, o presidente da S.O.S. Vida, o médico José Espiño, agradeceu a presença de todos e destacou o alto nível das palestras, ressaltando a importância desse tipo de evento científico para o setor refletir sobre o que faz e de que forma pode melhorar a assistência e aumentar a segurança do paciente. “Teremos muitos outros eventos desse tipo”, garantiu.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA