Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

Cerca de 80% da população idosa no Brasil possui algum tipo de doença crônica e os pacientes de longa permanência ocupam entre 15% e 25% dos leitos hospitalares. Esses números foram apresentados durante o 15º Seminário de Serviço Social e Saúde do Hospital São Rafael, realizado nesta quinta-feira, dia 26 de março, no auditório da instituição. Três assistentes sociais falaram sobre desospitalização, mostrando a importância de uma boa gestão de leitos nos hospitais e o trabalho desenvolvido pelas empresas de Home Care para mudar esse cenário.

A assistente social da S.O.S.Vida, Maria Auxiliadora, foi uma das palestrantes ao lado das profissionais Célia Aquino (do Hospital Português) e Francisca Neta (do Hospital São Rafael). As duas últimas falaram da importância do envolvimento da equipe multidisciplinar para uma maior rotatividade dos leitos nos hospitais.

Já Maria Auxiliadora abordou o trabalho que desenvolve na S.O.S.Vida, abordando vários aspectos de sua atividade, como a anamnese que é feita antes da internação domiciliar. “Essa etapa é muito importante, pois é quando verificamos se a família tem condições de acolher o paciente e as condições de segurança”, disse a profissional da S.O.S.Vida, que destacou ainda as vantagens da internação domiciliar, como o atendimento personalizado, a redução do risco de infecção e o lado emocional. “É muito melhor para a recuperação de um paciente que ele esteja perto da família, do seu cachorro de estimação e de tudo aquilo que faz parte de seu universo afetivo”.

Outro aspecto abordado durante a palestra foi as modalidades de assistência domiciliar, que inclui um tratamento de 6, 12, e 24 horas, além do gerenciamento.

Participaram do evento, assistentes sociais que atuam em hospitais públicos e privados na Bahia, enfermeiras e estudantes da área.

 

Dora3 Dora-Francisca-e-Célia1 auditório

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA