Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

A parceria entre a S.O.S. Vida em Aracaju e o Espaço Ativo (Centro de Geriatria de Sergipe) continuam dando bons resultados. No dia 28 de julho as duas instituições uniram forças mais uma vez e realizaram o III Simpósio para Filhos de Pais Idosos do Espaço Ativo, evento realizado na Aease, que contou com a presença de cerca de 120 pessoas, entre familiares de pais com mais de 60 anos e cuidadores.

O II Simpósio, realizado no mesmo local, em fevereiro, contou com a participação da Dra. Marta Simone, gerente médica da S.O.S. Vida, que ministrou palestra com o tema “Atendimento Domiciliar ao Idoso”. Na oportunidade, a S.O.S. Vida destinou 15 vagas a familiares e cuidadores de pacientes em Atenção Domiciliar para participarem do evento.

O objetivo desses encontros é fomentar ainda mais o conhecimento da comunidade de Aracaju em relação às melhores práticas do cuidado e também esclarecer aos familiares de idosos sobre as principais doenças que atingem essa população.

Nessa terceira edição do Simpósio, foram destinadas 20 vagas para os familiares e cuidadores de pacientes em Atenção Domiciliar pela S.O.S. Vida.  Os presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma extensa programação de palestras com grandes especialistas da cidade, e um convidado de outro Estado.

Entre os temas, as fragilidades do idoso, riscos de quedas e casa segura, cuidados paliativos e aspectos importantes no tratamento da demência.

A médica geriatra Dra. Luana Brandão foi uma das palestrantes, com o tema: “Cuidados Paliativos, um ato de amor”.  Ela ressaltou que, com o envelhecimento da população, os idosos são mais propensos a terem doenças crônicas e também, em geral, são os que mais necessitam de cuidados especiais no final da vida.

Falou também sobre os principais aspectos que envolvem os cuidados paliativos em Home Care, ressaltando, por exemplo, o controle de sintomas e da dor. Disse ainda que a abordagem com os familiares é muito importante, pois eles acabam sofrendo com a evolução da doença e depois no óbito.

A psicóloga da S.O.S. Vida, Gabriela Alves de Oliveira também ministrou palestra no evento. Ela abordou o olhar da psicologia para os cuidados paliativos, enfatizando os aspectos multidimensionais que o paciente e a família precisam observar durante o processo, ressaltando as dimensões física, social, psicológica e espiritual.

A psicóloga assinalou ainda a importância de o cuidado ser individualizado e discorreu sobre o luto antecipado da família de um paciente em cuidados paliativos.

Centro de geriatria

O Espaço Ativo é um centro de geriatria cuja proposta é garantir uma melhor qualidade de vida para os idosos. No local, funciona o Centro Dia, onde além do atendimento geriátrico, o paciente passa um turno ou o dia todo, pelo menos duas vezes por semana cuidando, não só do corpo, mas também da mente. O tratamento envolve reabilitação neuropsicossocial, com estímulo à independência, autonomia e socialização.

A médica geriatra do Espaço Ativo Dra. Juliana Silva Santana agradeceu, ao final, a parceria com a S.O.S. Vida, destacando que as duas instituições “comungam de valores como ética, respeito e cuidado com o outro”.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BAHIA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SERGIPE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA