Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

Mais uma turma de alunos da disciplina “Tópicos teóricos e práticos da Atenção Domiciliar”, do curso de enfermagem da UFBA, está tendo a oportunidade de vivenciar na prática como funciona um sistema de Home Care, graças a um convênio entre a Universidade e a S.O.S. Vida, empresa pioneira em internação domiciliar na Bahia. A mesma atividade já aconteceu no ano passado.

Segundo explica a enfermeira e gerente operacional da S.O.S. Vida, Isabella Napoli, é feita uma escala para que os estudantes possam acompanhar os profissionais durante o atendimento. Isabella informa que a maioria é de Enfermagem, mas existem também alguns alunos de Fonoaudiologia e Serviço Social. São 30 alunos, que começaram os trabalhos no dia 27 de maio, sempre obedecendo os horários de saída da empresa: às 7 horas e às 13 horas.

Para Adriana Reis, estudante do sétimo semestre, que já fez as visitas, a experiência foi muito enriquecedora. “Acompanhei o pessoal da S.O.S. Vida em três residências, na Pituba, Garcia e Federação, e em cada uma delas me deparei com uma situação diferente, o que foi muito bom para meu aprendizado”, disse a jovem que não decidiu ainda se vai se dedicar profissionalmente à Atenção Básica, ao trabalho hospitalar ou ao Home Care.

Segundo ela, essa disciplina é tão importante para o curso que não deveria ser optativa, mas obrigatória. “É uma experiência muito rica e todos que fazem enfermagem deveriam passar por isso”, assegura.

A solicitação para essa atividade partiu das professoras do curso, Larissa Chaves e Rose Ana Rios, que adequaram os horários dos alunos às visitas. A S.O.S. Vida já é parceira da UFBA em outro curso, de pós-graduação, e também apoia essa iniciativa na graduação.

O conteúdo programático do curso envolve: “A atenção domiciliar como estratégia de mudança do modelo de atenção a saúde”; “Fundamentos da atenção domiciliar: usuários, cuidadores formais e informais, família, recursos humanos e materiais”; Internação e assistência domiciliar; e Tópicos pertinentes à atenção domiciliar – critérios de elegibilidade, relação multidisciplinar e legislação”.

Segundo as professora, a atividade prática é consolidada pelas visitas técnicas, que resultam em uma análise crítica da atuação profissional e multiprofissional na atenção domiciliar, discutida pelos estudantes durante a apresentação do caso clínico resultante da visita.

A S.O.S.Vida funciona em Salvador (no bairro de Brotas) e em Aracaju. Desenvolve, na capital baiana, atividades nas áreas de Atenção Domiciliar, Oncologia e possui um Centro de Infusão de Medicamentos Especiais (CIME). É a segunda empresa de Home Care do País e a primeira do Norte/Nordeste a obter o selo de Acreditação Internacional emitido pela JCI (Joint Commission International).

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA