Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

Infectologista da S.O.S. Vida dá dicas de como evitar contaminação

 

Em época de chuva e vento mais frio há uma tendência de as pessoas se manterem em ambientes mais fechados e nessa aproximação a circulação dos vírus fica mais fácil e acomete um maior número de indivíduos, sobretudo crianças, que ainda estão com a imunidade em formação.  O alerta é da médica infectologista da S.O.S. Vida Áurea Paste, lembrando que as viroses podem causar doenças respiratórias, infecções intestinais e de pele, lembrar também da leptospirose nos períodos de chuva.

 

A especialista ressalta que a falta de saneamento também contribui para as infecções. Ela dá como exemplo a ausência de água encanada e tratada, falta de rede de esgoto, coleta de lixo irregular e valetas a céu aberto. “Tudo isso leva ao acúmulo de lixo e à proliferação de microrganismos e roedores. Dessa forma, a possibilidade de infecção em humanos aumenta”.

 

Para prevenir infecções nesse período a médica recomenda manter os ambientes sempre ventilados, limpos, higienizar as mãos com mais frequência, manter alimentação variada e saudável. Além disso, é importante cuidar da limpeza da rua, quintal e de casa e reciclar o lixo.

 

Em relação aos sintomas, a Dra. Áurea Paste informa que para as viroses respiratórias, tipo Influenza, Parainfluenza, Virus Sincicial respiratório, Rinovirus, Adenovirus e Coronavirus, entre outros, os sintomas mais frequentes são espirro, obstrução nasal, coriza, dor de cabeça, mal-estar, tosse, febre, dor de garganta e dores no corpo. Esses sintomas podem ser mais leves ou mais intensos dependendo do vírus e do hospedeiro, isto é, a pessoa que é acometida.

 

Logo após o quadro viral há a possibilidade de haver complicação por infecção bacteriana (otite, sinusite, amigdalite, pneumonia e outras doenças relacionadas). A especialista alerta que deve-se suspeitar da complicação quando se mantém ou aparece a febre e/ou a secreção muda de cor (clara para espessa e amarelo/esverdeada) e/ou mantém o mal estar geral e/ou a dor de cabeça. Ela lembra ainda que a vacina de gripe é muito importante e protege contra alguns subtipos do Vírus Influenza.

 

A médica recomenda um cuidado especial para a leptospirose, doença bacteriana transmitida pela urina do rato e com maior ocorrência nos períodos chuvosos e pela exposição à agua contaminada. A bactéria penetra por pequenas lesões da pele, pés e unhas. A dica é sair de casa com calçado fechado, evitar pisar em poças, assim como o acúmulo de lixo, pois aumenta a população de roedores e facilita o acúmulo de água parada.

 

Outro cuidado especial é com as arboviroes (Dengue, Zika, Chikungunya, Febra Amarela), pois o mosquito transmissor se reproduz em locais com acúmulo de água. Por isso, todo cuidado é pouco com os reservatórios, caixas d’água abertas e lixos que podem acumular água.

 

No caso do Home Care, a médica da S.O.S. Vida alerta que o cuidado em períodos chuvosos deve ser redobrado. “Se alguém doente visita ou cuida do paciente sob assistência domiciliar sem os cuidados necessários, pode levar o agente infeccioso para o paciente”.

 

Por isso Dra. Áurea Paste destaca que é importante estar em dia com as vacinas, buscar uma alimentação saudável e variada (sempre muito líquido, frutas, verduras, raízes e proteínas), fazer atividade física, evitar uso de drogas e dormir bem. “Tudo isso nos deixa com a imunidade mais resistente e nos protege dessas infecções”.

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BAHIA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SERGIPE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA