Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

A Bahia é o sétimo estado no Brasil em aumento da população idosa, com dois milhões de indivíduos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), órgão do IBGE. No ritmo atual, a expectativa é que esse número chegue a 3 milhões em menos de 15 anos e o aumento dessa população vem acompanhado das doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias crônicas, responsáveis por cerca de 60% dos óbitos atualmente.

Essas doenças geralmente precisam de acompanhamento em serviços de cuidados paliativos, seja no início ou em fase mais avançada. Nesse contexto, o Café Paliativo Integrativo de Salvador, evento organizado pelo Paliarte e S.O.S. Vida, esclareceu para os profissionais de saúde vários aspectos envolvendo o tema. O evento foi realizado nesta sexta-feira, dia 5, no Hotel São Salvador, no bairro do Stiep, em Salvador, com entrada gratuita.

A palestrante foi a médica geriatra Claudia Burlá, com atuação em Medicina Paliativa pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. A especialista abordou o tema “Diretivas antecipadas e tomada de decisão apoiada”.

Claudia Burlá, que é Doutora em Bioética pela Universidade do Porto, explicou que no final da vida muitas vezes as pessoas perdem sua capacidade de tomada de decisões. Nesse sentido, as diretivas antecipadas de vontade permitem que os indivíduos sejam protagonistas de suas vidas até o final.  A especialista detalhou, durante a palestra, como as pessoas podem se organizar e se planejar para que suas vontades sejam preservadas e respeitadas, mesmo quando não puderem mais falar por si.

A médica paliativista da S.O.S. Vida, Dra. Ana Rosa Humia, destaca que o Café Paliativo Integrativo é uma oportunidade que os profissionais de saúde envolvidos nessa área têm de reciclar seus conhecimentos, além de permitir a troca de experiências e criar vínculos entre os serviços. Ela ressalta ainda que é uma oportunidade para que a S.O.S. Vida mostre ao mercado que desenvolve há muitos anos um trabalho criterioso nesse campo, com profissionais formados pelo Instituto Paliar, uma referência nacional no tema.

O Café acontece periodicamente, organizado sempre por um hospital ou serviço de saúde que atua na área. No ano passado, a S.O.S. Vida trouxe a médica Dalva Yukie Matsumoto, coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e diretora do Instituto Paliar, que abordou o tema “Comunicação com a família – evitando conflitos”.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BAHIA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SERGIPE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA