Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

Diabetes

A diabetes é a quarta doença que mais mata no Brasil, atrás apenas de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame cerebral; câncer e problemas no aparelho respiratório, como o enfisema. Estas enfermidades estão no grupo de doenças crônicas, que são aquelas que se estendem ao longo da vida, não têm cura, não são transmissíveis e tem muitos fatores de risco envolvidos.
Segundo explica a médica da S.O.S.Vida Marta Passo, esses fatores de risco podem ser modificáveis, como o fumo, que está ligado ao câncer de pulmão, e o diabetes, que se relaciona com a obesidade, o sobrepeso e o colesterol alto.
No Brasil, estima-se que 72% das mortes são causadas por doenças crônicas não transmissíveis. Marta Passo explica que o aumento da longevidade trouxe uma probabilidade maior das pessoas desenvolverem câncer, diabetes e outras doenças crônicas.
“O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco que estão afetando vários países, inclusive o Brasil. Temos 45% da população com sobrepeso e 15% com obesidade”, afirma a médica, lembrando que essas taxas são similares a de países desenvolvidos. Segundo Marta Passo, o problema começa já na infância, com a substituição das brincadeiras que exigem esforço físico pelos jogos eletrônicos e pela televisão.
“Muitas crianças ficam sentadas em frente ao computador e consumindo alimentos inadequados”, afirma a médica, lembrando ainda que a ingestão de açúcar tem aumentado em níveis preocupantes. “O consumo mundial de açúcar triplicou nos últimos 50 anos, afirma”, e como o consumo de açúcar tornou-se excessivo, vem sendo considerado um grande vilão para a saúde.
O sal é outro ingrediente que precisa ser usado com muita moderação, pois é um desencadeador de hipertensão, doença que pode ser prevenida com hábitos simples. A médica dá um exemplo. Se um jovem obeso e sedentário sem histórico familiar apresenta um quadro de hipertensão, antes de tomar medicamento, ele precisa adquirir melhores hábitos (como mudar a alimentação e fazer exercícios físicos regulares). Provavelmente ele vai melhorar depois dessas mudanças.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA