Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

Pink badge on woman chest to support breat cancer cause

O câncer da mama, se descoberto precocemente, tem mais de 90% de chance de cura. Quem garante é a médica oncologista clínica da S.O.S. Vida, Thiara Gusmão de Moura Castro, que também atende no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais de Irmã Dulce. Segundo Thiara, na rede pública é comum chegar mulheres com câncer de mama avançado por falta de esclarecimento sobre exames para detecção da doença em fase inicial.

“A partir dos 40 anos toda mulher precisa fazer a mamografia uma vez por ano”, diz a médica, lembrando que o exame clínico das mamas deve ser feito a partir dos 20 anos. Dra. Thiara ressalta ainda que toda mulher deve consultar um ginecologista anualmente, que geralmente faz o exame das mamas de suas pacientes.

Quando um nódulo é detectado, o médico pede uma biopsia para confirmar ou não o diagnóstico de câncer. Segundo Dra. Thiara, caso seja maligno, o oncologista vai avaliar o estágio da doença. “Há casos em que só a cirurgia é suficiente, mas em outros pode ser necessário complementar o tratamento com radioterapia e/ou quimioterapia”, completa a médica.

Segundo Dra. Thiara, o ideal é realizar o auto-exame uma semana após o fim do período menstrual. Ela ressalta que o auto-exame não substitui o exame clínico feito por um médico nem a mamografia.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que em 2012 devem ocorrer no Brasil 52.680 novos casos, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Isso representa 27,9% de todos os casos de câncer no sexo feminino, exceto o de pele não-melanoma. Na Bahia, a estimativa do Inca para 2012 é de 2.110 casos.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA