Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

acaosocial2013(1)

Cerca de 30 pessoas participaram, neste sábado, dia 23, do evento social “Orientando quem cuida”, que a S.O.S.Vida promoveu para dar informações sobre a profissão de cuidador e as responsabilidades inerentes a essa atividade. Foi uma manhã intensa de palestras e dicas, que culminaram com um teatro de marionetes apresentado por colaboradores da empresa com o tema “Medicamentos que causam queda”.

O evento foi aberto pela médica geriatra Marta Passo, Assessora de Projetos em Saúde, que agradeceu a presença de todos e falou sobre a programação. Em seguida, o diretor médico da S.O.S. Vida, Dr. José Espino, falou sobre a importância da profissão de cuidador, que tem se revelado uma nova opção de emprego no Brasil. Destacou ainda que a empresa vai dar continuidade a essas ações de capacitação em 2014 por entender que é uma profissão importante para o setor de Home Care.

Depois foi a vez da enfermeira Rosemary Telles, com mais de 12 anos de S.O.S. Vida, abordou o tema: “O que é ser um cuidador?”. Ela começou lembrando que a profissão não se restringe a atender idosos, mas inclui também crianças e jovens. Disse ainda que com o aumento da sobrevida de pessoas com doenças crônicas, a população no Brasil está vivendo cada vez mais, aumentando assim a importância dos cuidadores.

Rosemary deu informações gerais sobre a atividade, ressaltando, por exemplo, que esse profissional tem uma jornada máxima de 44 horas semanais, sendo 8 diárias, com pagamento de hora extra e adicional noturno, caso essa jornada seja ultrapassada.

Em seguida, a gerente de Gestão de Pessoas da S.O.S. Vida, Sônia Cotrim, falou sobre aspectos comportamentais da profissão e a Enfermeira de Educação permanente Simara Espirito Santo abordou o tema: “O cuidado na administração de medicamentos e no auxílio às atividades de vida diária”.

Na segunda parte do evento, o grupo viu na prática como cuidar de um paciente acamado simulando os cuidados em um boneco numa cama hospitalar. Eles tiveram noções sobre higiene e procedimentos básicos do dia a dia. A atividade foi conduzida por Rosana Santiago (assistente social) e por Ivna Cavalcanti e Joyce Meyre (enfermeiras).

Esclarecedor

Para a auxiliar de serviços gerais Patrícia Santos, o evento foi muito esclarecedor. Ela cuida de um idoso no bairro da Liberdade, e destacou o alto nível das palestras e disse que a profissão de cuidador tem boas perspectivas. “Aprendi como usar a sonda e foram dadas boas dicas sobre higiene”, destacou.

Outro que gostou do conteúdo apresentado foi Elias de Souza Anastácio, que atua de maneira informal, cuidando de uma senhora de 104 anos em Nazaré. Diz que começou tomando conta dos próprios pais, que precisaram de seu apoio na velhice. “Achei o curso excelente, de alto nível, deveria acontecer mais vezes”, disse.

acaosocial_01

acaosocial_02

acaosocial_03

acaosocial_04

acaosocial_05

acaosocial_06

acaosocial_07

acaosocial_08

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA