Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

O setor de saúde no Brasil tem buscado aperfeiçoar seus processos e procedimentos para garantir um atendimento de qualidade. As Acreditações surgem, nesse contexto, como um importante instrumento de garantia de segurança para os usuários. Na Bahia, as instituições já perceberam isso e atualmente oito hospitais em Salvador possuem a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) e um a JCI – Joint Commission International (veja abaixo a relação completa).

 

Quem ganha com esse movimento pela qualidade é o usuário do serviço de saúde na Bahia, que tem à disposição instituições com processos clínicos organizados e monitorados, exigências da Acreditação.

 

No segmento de Home Care, a S.O.S. Vida, pioneira em atenção domiciliar na Bahia, foi também a segunda do Brasil a obter a Acreditação da JCI, em 2012. Três anos depois foi reacreditada e já se prepara para a segunda reacreditação, em 2018. Cinco anos depois de obter o selo, a empresa continua sendo a única do setor Acreditada pela JCI no Norte e Nordeste. No Brasil, além da S.O.S. Vida, apenas outras duas empresas desse segmento possuem o cobiçado selo.

 

Conforme explica Fernanda Gama, coordenadora da Qualidade da S.O.S. Vida, a JCI é a única entre as instituições acreditadoras que possui um manual próprio para Home Care. “O método JCI avalia a qualidade e segurança na esfera global, desde os processos clínicos aos não clínicos, com o mesmo grau de exigência. Isso é um diferencial, pois o nosso foco é na gestão empresarial.”

 

Sobre a reacreditação, ela destaca que ao longo dos últimos anos a S.O.S. Vida foi amadurecendo a cultura da qualidade e hoje ela já está bem presente entre os colaboradores. Fernanda lembra que o foco atual está na excelência operacional, aumento da produtividade e diminuição do retrabalho. “Hoje conseguimos interferir nos processos com maior precisão, dimensionando os impactos das mudanças”, ressalta Fernanda, acrescentando que o objetivo final de todo esse processo de Acreditação é garantir a segurança do paciente, equipe assistencial e clientes em geral.

 

A S.O.S. Vida também é afiliada da ANAHP (Associação Nacional dos Hospitais Privados). Para se tornar um membro da Associação, o hospital/empresa de Home Care precisa cumprir alguns requisitos, sendo um deles a Acreditação de Excelência.

 

Segundo Fernanda Gama, esse movimento das instituições de saúde da Bahia (como hospitais e empresas de Home Care) de busca pelos programas de Acreditação agregam valor a cadeia de prestação de serviço, revertendo benefícios a todos envolvidos, principalmente planos de saúde e pacientes que passam a ter mais confiança nos serviços prestados.

 

Hospitais certificados pela ONA

Hospital Aliança

Hospital da Bahia

Hospital Jorge Valente

Hospital Português

Hospital Santa Izabel

Hospital Santo Amaro

Hospital São Rafael

Hospital do Subúrbio

 

Hospital certificado pela JCI

Hospital Cárdio Pulmonar

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BAHIA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SERGIPE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA