Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

O enfermeiro é um dos elos mais fortes entre o paciente e o serviço de Home Care, pois é ele quem faz a interface com a equipe multidisciplinar, relatando as dificuldades e avanços, além de dar orientação à família e ao cuidador sobre os procedimentos técnicos relacionados à assistência. É função desse profissional também avaliar, no dia a dia, as condições do ambiente onde está sendo prestado o serviço para garantir a segurança de todos os envolvidos.

 

A Supervisora de Enfermagem da S.O.S. Vida, Simara Espírito Santo, ressalta que além da parte técnica, o acolhimento e o cuidado são essenciais para quem atua nessa área. Segundo ela, as faculdades na Bahia geralmente preparam os alunos apenas para trabalhar em hospital, dando pouca ou nenhuma atenção à internação domiciliar. Ela própria não conhecia as especificidades do serviço quando começou na S.O.S. Vida, há seis anos, vindo de uma unidade hospitalar.

 

Simara conta que começou na empresa treinando os técnicos e familiares no domicílio e depois passou a ministrar cursos na própria S.O.S. Vida para a equipe técnica. “Aprendi, ao longo desses anos, como é importante explicar todos os procedimentos à família e ao paciente para que eles não tenham dúvidas sobre a assistência”, destaca Simara, lembrando que geralmente o enfermeiro vai uma vez por semana à casa do paciente, ou mais vezes quando necessário.

 

Nessa visita são executadas diversas tarefas, como o ajuste da escala dos técnicos e os materiais que estão sendo usados. O treinamento do cuidador e dos familiares para que eles assumam a assistência após a alta também é função da enfermagem. “A S.O.S. Vida possui um formulário de orientação ao cuidador, com a lista de procedimentos que deverão ser seguidos”, informa Simara, acrescentando que essa função de cuidador pode ser desempenhada por um membro da família ou por uma pessoa contratada.

 

Saúde da Pele

 

A maioria dos pacientes internados em Home Care chega do hospital com lesões de pele que, se não forem devidamente tratadas, podem evoluir com complicações clinicas. A S.O.S. Vida, pioneira em Home Care na Bahia, possui uma Comissão de Saúde da Pele para atender esses casos.

 

Simara ressalta que a lesão mais comum entre os pacientes é na região do glúteo. Graças à atuação da Comissão e de enfermeiros visitadores, a enfermagem tem conseguido, na maioria dos casos sem o uso de coberturas especiais, evitar as aberturas de novas lesões de pele e ainda dar alta àqueles que tiveram o local cicatrizado.

 

A Comissão de Saúde da Pele criou um protocolo de prevenção e tratamento, que faz o acompanhamento dos pacientes, modificando curativos e tomando outras providências a fim de favorecer o fechamento das lesões.

Para finalizar, Simara conta que trabalhar com enfermagem é antes de tudo uma vocação, além de ser muito gratificante levar conforto e cuidado a pessoas fragilizadas pela doença.

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BAHIA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SERGIPE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA